Conhecimento intuitivo e mudanças conceituais a partir da resolução de problemas físico-naturais: implicações para o ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.230681

Palavras-chave:

mudança conceitual, componentes físico-naturais, p-prims, ensino de geografia, conhecimento intuitivo

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a aplicação da teoria do conhecimento em peças na resolução de problemas físico-naturais no contexto da Geografia Escolar. A pesquisa envolveu estudantes de uma universidade federal do estado de São Paulo. Os alunos foram desafiados a elaborar argumentos sobre a seguinte situação geográfica: “O Planalto da Borborema pode realmente ser o principal influenciador do clima semiárido no Brasil?”. Os dados coletados incluíram: a) gravações de áudio e vídeo; b) análise de materiais escritos, como quadros argumentativos e relatórios finais, para identificar a presença de conhecimentos intuitivos nas justificativas apresentadas. Os resultados sugerem questões relevantes para o ensino de Geografia, destacando-se a importância de conscientizar os professores sobre o impacto dos conhecimentos intuitivos na aprendizagem conceitual e a necessidade de antecipar intervenções didáticas para promover mudanças conceituais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eden Correia Carli, Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo/SP.

    Doutor e Mestre em Educação pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Membro dos grupos de pesquisa "Ensino de Geografia em múltiplos contextos" e "Alfabetização científica e as metodologias ativas de ensino: contribuições para o processo de ensino aprendizagem". Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor de ensino fundamental da Escola EMEF Aldo Ribeiro Luz. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Argumentação Científica, Mudanças Conceituais, Alfabetização Científica e Ensino de Geografia. (Fonte: Currículo Lattes)

  • Jerusa Vilhena de Moraes, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos. São Paulo

    Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da UNIFESP. Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFESP. Realiza pesquisa na área de ensino e aprendizagem tendo como linha de investigação a resolução de problemas, a alfabetização científica em sala de aula, as metodologias de ensino e a educação geográfica. Coordena o Grupo de Pesquisa Alfabetização científica e as metodologias de ensino. Integra a Rede Latino Americana de Didática em Geografia (RedladGeo). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010, CAPES). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006; FAPESP), Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo(1996-2000), Iniciação científica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997-1999; CNPq e FAPESP). (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

AMIN, T. G.; SMITH, C. L.; WISER, M. Student Conceptions and Conceptual Change. In: LEDERMAN, N G.; ABELL, S. K.. Handbook of Research on Science Education, Volume II, Nova Iorque: Routledge, p. 57-81, 2015.

ARAÚJO, I. G. D.; DINIZ, M. T. M.; DANTAS, F. L.; SILVA, F. E. B da. Climatologia do Sertão da Paraíba, Brasil. IN PERES FILHO, A.; AMORIM, R.R.. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. Campinas, INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, p. 2439–2448, 2017.

BOURDIEU, P.. Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CARLI, E. C.. O Modelo Educativo AC-GEO (Argumentação Científica a partir de um Raciocínio Geográfico) e a Análise de seu Efeito em Promover Mudanças Conceituais. Tese de doutorado em Educação. Universidade Federal de Sâo Paulo. Guarulhos, 2023.

CARLI, E. C.; MORAES, J. V. de. Prática argumentativa no ensino de geografia: um estudo a partir do conceito de território. Scripta Nova, Barcelona, v. 22, n. 108, p. 1–13, 15 jul. 2018.

CHINN, C. A.; BREWER, W. F. The Role of Anomalous Data in Knowledge Acquisition: A Theoretical Framework and Implications for Science Instruction. Review of Educational Research, State College, v. 63, n. 1, p. 1–49, 30 mar. 1993.

CONTI, J. B.; FURLAN, S. A. Geoecologia: O Clima, os solos e a Biota. In: ROSS, J. L. S.; OLIVEIRA, A. U. de; SCARLATO, F. C.; CONTI, J. B.; FURLAN, S. A. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p. 67–207, 2000.

DINIZ, M. T. M.; PEREIRA, V. H. C. Climatologia do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil: Sistemas Atmosféricos Atuantes e Mapeamento de Tipos de Clima. Boletim Goiano de Geografia, Goiania, v. 35, n. 3, p. 488–506, 2015.

DISESSA, A. A. Knowledge in pieces. In: AMIN, T. G.; LEVRINI, O. Converging Perspectives on Conceptual Change. Abingdon: Routledge, p. 7–16, 2017.

DISESSA, A. A. Toward an Epistemology of Physics. Cognition and Instruction, Filadélfia, v. 10, n. 2–3, p. 105–225, abr. 1993.

DISESSA, A. A. A Bird’s-Eye View of the “Pieces” vs. “Coherence” Controversy (from the “Pieces” Side of the Fence). In: VOSNIADOU, S. International Handbook of Research on Conceptual Change, Abingdon: Routledge, p. 43–60, 2008.

DISESSA, A. A.; GILLESPIE, N. M.; ESTERLY, J. B. Coherence versus fragmentation in the development of the concept of force. Cognitive Science, Nova Jersey, v. 28, n. 6, p. 843–900, nov. 2004.

FERREIRA, E. C.; MORAES, J. V. de. Alfabetização científica nas ciências humanas: O início de um diálogo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52, p.1-17, 2022.

GAN, M. A.; KOUSKY, V. E. Vórtices ciclônicos da alta troposfera no Oceano Atlantico Sul. Revista Brasileira de Meteorologia, Rio de Janeiro, v. 1, p. 19–28, 1986.

KOUSKY, V. E; GAN, M. A. Upper tropospheric cyclonic vortices in the tropical South Atlantic Upper tropospheric cyclonic vortices in the tropical South Atlantic. Tellus, Estocolmo, n. 33, p. 538–551, 1981.

LEITE, Larurinda Sousa Ferreira. Concepções Alternativas em Mecânica: Um contributo para a compreensão do seu conteúdo e persistência. Tese de doutorado em Educação. Universidade do Minho. Braga, 1993.

MURPHY, Gregory. The Big Book of Concepts. Cambridge, Massachusetts / London, England: A Bradford Book, The MIT Press, 2018.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

POSNER G. J.; STRIKE, K. A.; HEWSON, P. W., GERTZOG, W. A. Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, Nova Jersey, v. 66, n. 2, p. 211–227, 1982.

POTVIN, P.; NENCIOVICI, L.; MALENFANT-ROBICHAUD, G.; THIBAULT, F.; SY, O.; MAHHOU, M. A.; BERNARD, A.; ALLAIRE-DUQUETTE, G.; SARRASIN, J.B.; FOISY, L. B.; BROUILLETTE, N.; AUBIN A. S.; CHARLAND, P.; MASSON, S.; RIOPEL, M.; TSAI, C.; BÉLANGER, M.; CHASTENAY, P. Models of conceptual change in science learning: establishing an exhaustive inventory based on support given by articles published in major journals. Studies in Science Education, v. 56, n. 2, p. 157–211, 2020.

REBOITA, M. S.; RODRIGUES, M.; ARMANDO, R.; FREITAS, C. MARTINS, D. MILLER, G. CAUSAS DA SEMI-ARIDEZ DO SERTÃO NORDESTINO. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 19, n. Jul-dez, p. 254–277, 2016.

REINFRIED, Sibylle; KÜNZLE, Roland. Application of a Knowledge-in-Pieces perspective to students’ explanations of water springs: A complex phenomenon pertaining to the field of physical geography. Research in Subject-matter Teaching and Learning (RISTAL), v. 3, p. 1–29, 2020.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Os Fundamentos da Geografia da Natureza. In: ROSS, J. L. S.; OLIVEIRA, A. U. de; SCARLATO, F. C.; CONTI, J. B.; FURLAN, S. A. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p. 13–66, 2000.

TABARELLI, Marcelo; SANTOS, André Mauricio Melo. Uma Breve Descrição Sobre a História Natural dos Brejos Nordestinos. In: PORTO, KÁTIA C.; CABRAL, JAIME J. P.; TABARELLI, MARCELO (Org.). BREJOS DE ALTITUDE EM PERNAMBUCO E PARAÍBA HISTÓRIA NATURAL, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 17-24, 2004.

THAGARD, Paul. Conceptual Revolution. New Jersey: Princeton University Press, 1992.

THAGARD, Paul. The Cognitive Science of Science. Cambridge: MIT, 2012.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

VOSNIADOU, Stella. Conceptual Change in Learning and Instruction. IN: VOSNIADOU, S.. International Handbook of Research on Conceptual Change, Abingdon: Routledge, p. 11-30, 2013.

VOSNIADOU, Stella. Initial and scientific understandings and the problem of conceptual change. In: AMIN, T. G.; LEVRINI, O. Converging Perspectives on Conceptual Change. Abingdon: Routledge, p. 17–25, 2017.

VOSNIADOU, Stella; BREWER, William F. Mental Models of the Earth: A Study of Conceptual Change in Childhood accepted information that the earth is a sphere. Children and Adults Construct an Intuitive Understanding of the World Research in cognitive science, science education and development cognitive, v. 24, n. 4, p. 535–585, 1992.

Publicado

30-04-2025

Edição

Seção

Dossiê Ensino Geografia

Como Citar

CARLI, Eden Correia; MORAES, Jerusa Vilhena de. Conhecimento intuitivo e mudanças conceituais a partir da resolução de problemas físico-naturais: implicações para o ensino de Geografia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 29, n. 1, 2025. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.230681. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/230681.. Acesso em: 12 jun. 2025.