Conhecimento intuitivo e mudanças conceituais a partir da resolução de problemas físico-naturais: implicações para o ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.230681Palavras-chave:
mudança conceitual, componentes físico-naturais, p-prims, ensino de geografia, conhecimento intuitivoResumo
O artigo tem como objetivo analisar a aplicação da teoria do conhecimento em peças na resolução de problemas físico-naturais no contexto da Geografia Escolar. A pesquisa envolveu estudantes de uma universidade federal do estado de São Paulo. Os alunos foram desafiados a elaborar argumentos sobre a seguinte situação geográfica: “O Planalto da Borborema pode realmente ser o principal influenciador do clima semiárido no Brasil?”. Os dados coletados incluíram: a) gravações de áudio e vídeo; b) análise de materiais escritos, como quadros argumentativos e relatórios finais, para identificar a presença de conhecimentos intuitivos nas justificativas apresentadas. Os resultados sugerem questões relevantes para o ensino de Geografia, destacando-se a importância de conscientizar os professores sobre o impacto dos conhecimentos intuitivos na aprendizagem conceitual e a necessidade de antecipar intervenções didáticas para promover mudanças conceituais.
Downloads
Referências
AMIN, T. G.; SMITH, C. L.; WISER, M. Student Conceptions and Conceptual Change. In: LEDERMAN, N G.; ABELL, S. K.. Handbook of Research on Science Education, Volume II, Nova Iorque: Routledge, p. 57-81, 2015.
ARAÚJO, I. G. D.; DINIZ, M. T. M.; DANTAS, F. L.; SILVA, F. E. B da. Climatologia do Sertão da Paraíba, Brasil. IN PERES FILHO, A.; AMORIM, R.R.. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. Campinas, INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, p. 2439–2448, 2017.
BOURDIEU, P.. Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
CARLI, E. C.. O Modelo Educativo AC-GEO (Argumentação Científica a partir de um Raciocínio Geográfico) e a Análise de seu Efeito em Promover Mudanças Conceituais. Tese de doutorado em Educação. Universidade Federal de Sâo Paulo. Guarulhos, 2023.
CARLI, E. C.; MORAES, J. V. de. Prática argumentativa no ensino de geografia: um estudo a partir do conceito de território. Scripta Nova, Barcelona, v. 22, n. 108, p. 1–13, 15 jul. 2018.
CHINN, C. A.; BREWER, W. F. The Role of Anomalous Data in Knowledge Acquisition: A Theoretical Framework and Implications for Science Instruction. Review of Educational Research, State College, v. 63, n. 1, p. 1–49, 30 mar. 1993.
CONTI, J. B.; FURLAN, S. A. Geoecologia: O Clima, os solos e a Biota. In: ROSS, J. L. S.; OLIVEIRA, A. U. de; SCARLATO, F. C.; CONTI, J. B.; FURLAN, S. A. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p. 67–207, 2000.
DINIZ, M. T. M.; PEREIRA, V. H. C. Climatologia do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil: Sistemas Atmosféricos Atuantes e Mapeamento de Tipos de Clima. Boletim Goiano de Geografia, Goiania, v. 35, n. 3, p. 488–506, 2015.
DISESSA, A. A. Knowledge in pieces. In: AMIN, T. G.; LEVRINI, O. Converging Perspectives on Conceptual Change. Abingdon: Routledge, p. 7–16, 2017.
DISESSA, A. A. Toward an Epistemology of Physics. Cognition and Instruction, Filadélfia, v. 10, n. 2–3, p. 105–225, abr. 1993.
DISESSA, A. A. A Bird’s-Eye View of the “Pieces” vs. “Coherence” Controversy (from the “Pieces” Side of the Fence). In: VOSNIADOU, S. International Handbook of Research on Conceptual Change, Abingdon: Routledge, p. 43–60, 2008.
DISESSA, A. A.; GILLESPIE, N. M.; ESTERLY, J. B. Coherence versus fragmentation in the development of the concept of force. Cognitive Science, Nova Jersey, v. 28, n. 6, p. 843–900, nov. 2004.
FERREIRA, E. C.; MORAES, J. V. de. Alfabetização científica nas ciências humanas: O início de um diálogo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52, p.1-17, 2022.
GAN, M. A.; KOUSKY, V. E. Vórtices ciclônicos da alta troposfera no Oceano Atlantico Sul. Revista Brasileira de Meteorologia, Rio de Janeiro, v. 1, p. 19–28, 1986.
KOUSKY, V. E; GAN, M. A. Upper tropospheric cyclonic vortices in the tropical South Atlantic Upper tropospheric cyclonic vortices in the tropical South Atlantic. Tellus, Estocolmo, n. 33, p. 538–551, 1981.
LEITE, Larurinda Sousa Ferreira. Concepções Alternativas em Mecânica: Um contributo para a compreensão do seu conteúdo e persistência. Tese de doutorado em Educação. Universidade do Minho. Braga, 1993.
MURPHY, Gregory. The Big Book of Concepts. Cambridge, Massachusetts / London, England: A Bradford Book, The MIT Press, 2018.
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
POSNER G. J.; STRIKE, K. A.; HEWSON, P. W., GERTZOG, W. A. Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, Nova Jersey, v. 66, n. 2, p. 211–227, 1982.
POTVIN, P.; NENCIOVICI, L.; MALENFANT-ROBICHAUD, G.; THIBAULT, F.; SY, O.; MAHHOU, M. A.; BERNARD, A.; ALLAIRE-DUQUETTE, G.; SARRASIN, J.B.; FOISY, L. B.; BROUILLETTE, N.; AUBIN A. S.; CHARLAND, P.; MASSON, S.; RIOPEL, M.; TSAI, C.; BÉLANGER, M.; CHASTENAY, P. Models of conceptual change in science learning: establishing an exhaustive inventory based on support given by articles published in major journals. Studies in Science Education, v. 56, n. 2, p. 157–211, 2020.
REBOITA, M. S.; RODRIGUES, M.; ARMANDO, R.; FREITAS, C. MARTINS, D. MILLER, G. CAUSAS DA SEMI-ARIDEZ DO SERTÃO NORDESTINO. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 19, n. Jul-dez, p. 254–277, 2016.
REINFRIED, Sibylle; KÜNZLE, Roland. Application of a Knowledge-in-Pieces perspective to students’ explanations of water springs: A complex phenomenon pertaining to the field of physical geography. Research in Subject-matter Teaching and Learning (RISTAL), v. 3, p. 1–29, 2020.
ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Os Fundamentos da Geografia da Natureza. In: ROSS, J. L. S.; OLIVEIRA, A. U. de; SCARLATO, F. C.; CONTI, J. B.; FURLAN, S. A. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p. 13–66, 2000.
TABARELLI, Marcelo; SANTOS, André Mauricio Melo. Uma Breve Descrição Sobre a História Natural dos Brejos Nordestinos. In: PORTO, KÁTIA C.; CABRAL, JAIME J. P.; TABARELLI, MARCELO (Org.). BREJOS DE ALTITUDE EM PERNAMBUCO E PARAÍBA HISTÓRIA NATURAL, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 17-24, 2004.
THAGARD, Paul. Conceptual Revolution. New Jersey: Princeton University Press, 1992.
THAGARD, Paul. The Cognitive Science of Science. Cambridge: MIT, 2012.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
VOSNIADOU, Stella. Conceptual Change in Learning and Instruction. IN: VOSNIADOU, S.. International Handbook of Research on Conceptual Change, Abingdon: Routledge, p. 11-30, 2013.
VOSNIADOU, Stella. Initial and scientific understandings and the problem of conceptual change. In: AMIN, T. G.; LEVRINI, O. Converging Perspectives on Conceptual Change. Abingdon: Routledge, p. 17–25, 2017.
VOSNIADOU, Stella; BREWER, William F. Mental Models of the Earth: A Study of Conceptual Change in Childhood accepted information that the earth is a sphere. Children and Adults Construct an Intuitive Understanding of the World Research in cognitive science, science education and development cognitive, v. 24, n. 4, p. 535–585, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Prof. Dr. Eden Correia Carli, Profa. Dra. Jerusa Vilhena de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).