GEOGRAFIA NARRADA NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74282Palabras clave:
Cotidiano escolar, Território, Narrativas, DesconstruçãoResumen
Este artigo apresenta um estudo a partir do conceito de território e tem como objetivo buscar no/do/com o cotidiano de duas instituições públicas estaduais localizadas no município de Itapetininga/SP os microterritórios que ocupam os seus espaços, bem como a correlação desses microterritórios com aqueles de uma região metropolitana.
Descargas
Referencias
BOUTANG, Pierre-André; PARNET,Claire.. O Abecedário de Gilles Deleuze. Paris: Éditions Montparnasse/Brasil: TV Escola, Ministério da Educação.Tradução e Legendas: Raccord [com modificações], A transcrição integral do vídeo encontra-se disponível em: Último acesso em: 18.07.2011.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
HAESBART, Rogério. Territórios Alternativos. 2ª Edição. São Paulo: Contexto, 2006.
SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias processos e conflitos (Orgs). 1ª Edição. São Paulo: Expressão Popular.
UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009. (Geografia em Movimento)
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. 2ª Edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs). Geografia: Conceitos e Temas. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, p. 77-116.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. “Território” da divergência (e da confusão): em torno das imprecisas fronteiras de um conceito fundamental. In: SAQUET, Marcos Aurelio; SPOSITO, Eliseu Savério (orgs). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1ª Edição. São Paulo: Expressão Popular. UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009, p. 57-72.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Carlos Martins, Marcos Reigota
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo con una licencia de uso de atribución CC-BY, que permite distribuir, mezclar, adaptar y crear con base en su trabajo, siempre que sean respetados los derechos de autor, de la forma especificada por CS.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales y por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto).