Tutoria na Pandemia: os desafios de sempre, os novos e as lições permanentes

Autores/as

  • Fernando Sampaio do Amaral Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Helene Mariko Ueno Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades https://orcid.org/0000-0003-2133-9145

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p36-44

Palabras clave:

Tutoria, Permanência Estudantil, Comunidade Universitária

Resumen

A vida universitária é repleta de desafios que se somam e a pandemia abalou sistemas sociais e educativos, reafirmando vulnerabilidades existentes e criando novas. Este trabalho se propôs a pensar esses desafios, caminhos para aprimoramento em tutoria e aprendizados para o Programa de Tutoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Entre os desafios, encontramos: ausência de apoio institucional; limitações da capacidade de resposta dos tutores; disponibilidade de tutores; e adesão às atividades do programa. Diante das potencialidades que se estendem nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal, foram elencadas sugestões ao Programa que incluem calendário de atividades, participação na organização de eventos e aproximação com atividades científicas. As lições aprendidas incluem: 1. desafios dessa magnitude não são democráticos, dependem de condições pessoais; 2. nossa sociedade de risco exige estarmos preparados para adversidades; 3. valores humanos nos ajudam a enfrentar grandes adversidades.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALMEIDA, Heloísa B. Violence sexuelle et de genre à l’université: du secret à la bataille pour la reconnaissance. Brésil(s): Sciences Humaines et Sociales, 16, 2019.

BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo: hacia una nueva modernidad. Barcelona: Paidós, 1986.

DISKIN, Lia. In ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta : técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais [tradução Mário Vilela]. – São Paulo: Ágora, 2006.

ELLWANGER, J. H.; CHIES, J. A. B. Conexões entre desequilíbrios ambientais e o surgimento de doenças infecciosas na Amazônia. Jornal da Universidade (UFRGS), 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, pp. 23-28.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente [tradução Marcos Santarrita]. Rio de Janeiro : Objetiva, 2011.

GONÇALVES, Isabel (Coord.); LUCA, Ana. Programa de Tutorado: Relatório Final de Avaliação 2006-2007. Lisboa: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, 2009.

KIRAZ, Z. Investigating the University Student's Problems Faced in University Life: A Sample of Turkey. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 4905-4909, 2014.

OKOLI, Chitu; SCHABRAM, Kira. A Guide to Conducting a Systematic Literature Review of Information Systems Research. Montreal: Sprouts, 2010.

PEREIRA, A.. Para obter sucesso na vida académica: o apoio dos Estudantes pares. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005.

RODRIGUES, Nuno; REBELO, Teresa. Análise das facetas da inteligência emocional (traços) e da confiança nos colegas de trabalho no desempenho das tarefas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 23, n. 3, p. 1-18, 2021.

ROMERO, Gilberto, MASKREY, Andrew. Como entender los desastres naturales. In. MASKREY, Andrew (comp.) Los Desastres No Son Naturales. LaRed, 1993.

SILVA, I. P. Estilos de aprendizagem e materiais didáticos digitais nos cursos de licenciatura em matemática a distância. 2014. Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

TRIPP, D. The SCOPE Program (An action inquiry program for supporting professional-practical workplace learning). Perth: Education ram Department of WA, 1996.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v.33, n.3, p. 443-466. 2005.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Gabinete do Reitor. Resolução n. 7373 de 10 de julho de 2017. Diário Oficial do Estado de São Paulo, 11 de julho de 2017. Disponível em: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-7373-de-10-de-julho-de-2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG. Programa de Tutoria. Belo Horizonte: Escola de Enfermagem, 2021.

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

AMARAL, Fernando Sampaio do; UENO, Helene Mariko. Tutoria na Pandemia: os desafios de sempre, os novos e as lições permanentes. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 36–44, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p36-44. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216563.. Acesso em: 21 nov. 2024.