Entre a dêixis e a debreagem: contribuições da Linguística Textual e da Semiótica Discursiva na abordagem didática de pronomes em textos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p274-290

Palavras-chave:

Leitura, Canção, Ensino, Referenciação, Enunciação

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa, em conformidade com referenciais normativos, especialmente a BNCC, assume o texto como unidade de ensino. Por meio dele, o texto, professores devem buscar o desenvolvimento de competências de seus alunos para os diferentes usos das linguagens, plurais, múltiplas. Nesse amplo espectro, a “língua” deve também ser mobilizada, de modo que se reconheçam os mecanismos que engendram sentidos nele, o texto. Partindo da premissa de que elementos linguísticos devem ser estudados, em sala de aula, de modo contextualizado, este artigo apresenta uma proposta de abordagem de pronomes, com ênfase nos efeitos de sentido deles decorrentes. Para isso, selecionando como objeto uma canção integrante da cultura sertaneja contemporânea (Troca de calçada, de Marília Mendonça), o artigo parte de intersecções entre princípios teóricos advindos tanto da Linguística Textual quanto da Semiótica Discursiva, exemplificando a possibilidade de um trabalho docente com a leitura sustentado em uma base teórica interseccional.

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Biografia do Autor

  • Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2015). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (Brasil).

  • Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2013). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (Brasil).

  • Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2013). Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

GUERRA JUNIOR, Antonio Lemes; OLIVEIRA, Lolyane Cristina Guerreiro de; SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro da. Entre a dêixis e a debreagem: contribuições da Linguística Textual e da Semiótica Discursiva na abordagem didática de pronomes em textos. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 274–290, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p274-290. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221781.. Acesso em: 25 out. 2024.