Entre a dêixis e a debreagem: contribuições da Linguística Textual e da Semiótica Discursiva na abordagem didática de pronomes em textos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p274-290

Mots-clés :

Leitura, Canção, Ensino, Referenciação, Enunciação

Résumé

O ensino de Língua Portuguesa, em conformidade com referenciais normativos, especialmente a BNCC, assume o texto como unidade de ensino. Por meio dele, o texto, professores devem buscar o desenvolvimento de competências de seus alunos para os diferentes usos das linguagens, plurais, múltiplas. Nesse amplo espectro, a “língua” deve também ser mobilizada, de modo que se reconheçam os mecanismos que engendram sentidos nele, o texto. Partindo da premissa de que elementos linguísticos devem ser estudados, em sala de aula, de modo contextualizado, este artigo apresenta uma proposta de abordagem de pronomes, com ênfase nos efeitos de sentido deles decorrentes. Para isso, selecionando como objeto uma canção integrante da cultura sertaneja contemporânea (Troca de calçada, de Marília Mendonça), o artigo parte de intersecções entre princípios teóricos advindos tanto da Linguística Textual quanto da Semiótica Discursiva, exemplificando a possibilidade de um trabalho docente com a leitura sustentado em uma base teórica interseccional.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2015). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (Brasil).

  • Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2013). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (Brasil).

  • Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2013). Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).

Références

ADAM, J-M. Textos, tipos e protótipos. Trad. Mônica Magalhães Cavalcante et al. São Paulo: Contexto, 2019.

ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. Trad. Maria E. G. Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007.

BEAUGRANDE, R. New foundations for a science of text and discourse: cognition, communication, and freedom of access to knowledge and society. Norwood, New Jersey: Alex. 1997.

BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral I. 4. ed. Trad. Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes; Edunicamp, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.

CAVALCANTE, M. M. et al. Linguística textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes, 2022.

FIORIN, J. L. A pessoa desdobrada. Alfa, São Paulo, n. 39, p. 23-44, 1995.

FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.

FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 14. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dimas Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. O texto na linguística textual. In: BATISTA, R. O. (org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola, 2016.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MONDADA, L. Verbalisation de l´espace et fabrication du savoir: approche linguistique de la construction des objets de discours. Lausanne: Université de Lausanne, 1994.

RABATEL, A. Homo narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa – pontos de vista e lógica da narração teoria e análise. Trad. Maria das Graças Soares Rodrigues, Luís Passeggi, João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2016. v. 1. TROCA de calçada. Intérprete: Marília Mendonça. Compositores: Marília Mendonça, Juliano Tchula e Vitor Ferrari. In: NOSSO amor envelheceu. Intérprete: Marília Mendonça. Rio de Janeiro: Som Livre, 2021. EP, faixa 2 (3min24).

Téléchargements

Publiée

2024-09-30

Comment citer

GUERRA JUNIOR, Antonio Lemes; OLIVEIRA, Lolyane Cristina Guerreiro de; SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro da. Entre a dêixis e a debreagem: contribuições da Linguística Textual e da Semiótica Discursiva na abordagem didática de pronomes em textos. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 274–290, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p274-290. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221781.. Acesso em: 24 nov. 2024.