Desinformação nos meios digitais: formação semiótica e conscientização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p92-108Parole chiave:
Desinformação, Fake news, Teorias da conspiração, Semiótica discursiva, Ensino de leituraAbstract
O presente trabalho compara a construção do corpo do ator da enunciação em dois sites desinformativos: a capa do site Jornal da Cidade Online, promotor de desinformação, e do site Jornal Tribuna Nacional, propagador de teorias conspiratórias, no dia 20/08/2022, às 18h10. Tal comparação visou verificar e reforçar a noção de que recursos da ordem do sensível podem direcionar a crença no dizer-verdadeiro do discurso, pondo em funcionamento um dispositivo ético (Patte, 1986) que solicita o engajamento dos sujeitos. A análise do corpus considerou as páginas como totalidades discursivas (Discini, 2009), buscando observar recorrências formais compartilhadas pelos discursos conspiratórios e de desinformação. Nesse sentido, dada a importância do conhecimento dessas estratégias para a instituição de um letramento crítico quanto aos discursos de desinformação (Gomes, 2019), tornou-se possível delimitar estratégias de ensino de leitura.
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