Ocupação: o ato de escrita na poesia de Ana Cristina César
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189710Palavras-chave:
Ana Cristina Cesar, poesia marginal, gesto de escritaResumo
Percorrendo a poética de Ana Cristina Cesar, encontramos, em seus textos mistos de poesia, prosa, entradas de diário e correspondência, a figuração do gesto de escrita como um motivo recorrente e central. A consciência de que escrever poesia implica a retirada da palavra do fluxo temporal da fala e a sua subsequente paralisação na página, a sensibilidade em relação ao suporte do texto poético e o que esta intromissão material significa para a relação – então interrompida –
entre quem fala e quem escuta, desponta na poesia de Ana Cristina de maneiras variadas e ambivalentes. Ao longo deste ensaio, procuramos mapear algumas das ocorrências da figuração do gesto de escrita, considerando-o nas modulações
de sua representação – desde dor, dificuldade e recusa até desejo e espetáculo – e nas suas relações com alguns outros aspectos da obra de Ana Cristina e a poesia marginal brasileira dos anos 1970.
Downloads
Referências
Alvim, Francisco. Elefante. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Alvim, Francisco. Poesias reunidas. São Paulo: Duas Cidades, 1988.
Bandeira, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1976.
Barthes, Roland. A preparação do romance I: da vida à obra. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Blanchot, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
Blanchot, Maurice. O livro por vir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
Bosi, Viviana. “Ana Cristina Cesar: “Não, a poesia não pode esperar”. In: Bosi, V., Faleiros, A., Zular, R. Sereia de papel. Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015.
Cesar, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Cesar, Ana Cristina. Crítica de tradução. São Paulo: IMS/ Ática, 1999.
Chacal. Belvedere. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Dubois, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.
Freitas Filho, Armando. “Poesia, vírgula, viva.” In: Novaes, A. (org.) Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano e Senac Rio, 2005.
Freitas Filho, Armando. Máquina de escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
Foucault, Michel. “Outros espaços”. In: Foucault, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. (Ditos e escritos III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
Goldfeder, André. ““Pelos Ares”: longa vida, de Armando Freitas Filho”. In: Bosi, V.; Nuernberger, R. Neste instante. São Paulo: Humanitas, 2018.
Hollanda, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
Lacan, Jacques. O seminário: livro 11: os quatros conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
Lejeune, Philippe. O pacto autobiográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
Malufe, Annita Costa. “Ana Cristina Cesar: o poema-corpo ou o poema voltado para fora de si”. In: Bosi, V.; Nuernberger, R. Neste instante. São Paulo: Humanitas, 2018.
Maingueneau, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Menezes, Lu. Francisco Alvim. Rio de Janeiro: UERJ, 2013.
Michaux, Henri. Emergences-Résurgences. Genebra: Edition d’Art Albert Skira, 1972.
Paz, Octávio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Paz, Octávio. Os signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Pinheiro, Mariana Q. Na fenda dos dias: leituras a partir de algumas datas na obra de Armando Freitas Filho. 2009. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Santiago, Silviano. “Singular e Anônimo”. In: Cesar, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Siscar, Marcos. Ana Cristina Cesar. Coleção Ciranda da Poesia. RJ: EdUERJ, 2011.
Süssekind, Flora. Literatura e vida literária. Polêmicas, diários e retratos. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2004.
Zular, Roberto. “Sereia de papel (algumas anotações sobre a escrita e a voz em Ana Cristina Cesar)”. In: Bosi, V., Faleiros, A., Zular, R. Sereia de papel. Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015.
Zumthor, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Julia Pasinato Izumino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).