Análise do filme Un film comme les autres, do grupo Dziga Vertov
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189765Palavras-chave:
Jean-Luc Godard, Nouvelle Vague, Maio de 1968, Grupo Dziga Vertov, Coletivo cinematográficoResumo
Durante os acontecimentos de Maio de 1968, Jean-Luc Godard (1930), importante nome da Nouvelle Vague, começa a se dedicar à produção coletiva. Com o estudante Jean-Pierre Gorin, funda o Grupo Dziga Vertov (1968-1972). Nessa nova proposta, o diretor produz nove filmes essencialmente políticos. Rompendo com o cinema tradicional, com as produtoras e com as salas de cinema, a partir de 1968, Godard começou a entender o novo público, politizado pela conjuntura, não mais como um mero espectador. Este trabalho pretende analisar a prática do grupo Dziga Vertov no filme Un film comme les autres (1968), a primeira obra de criação coletiva realizada pelo Grupo Dziga Vertov.
Downloads
Referências
Grupo Dziga Vertov. Un film comme les autres. França, 1968, 16 mm, cor e p/b, 103’, som ótico. Ficha técnica – direção: Jean-Luc Godard, imagens originais: J. L. Godard y William Lubtchansky, em cor (Ektachrome), imagens de arquivo: Filmadas em branco e preto pelo Grupo Arc, em maio de 1968, montagem: J. L. Godard, Christine Aya, “intérpretes”: três estudantes militantes de Nanterre, dois militantes operários da Renault-Flins, produção: Anouchka Films, rodagem: julho de 1968.
Rosemberg Filho, Luis (org.). Godard, Jean-Luc. Rio de Janeiro: Taurus, 1985.
Trotsky, Leon. O Programa de transição. Tradução de Ana Beatriz Moreira. São Paulo: Tykhe, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcela Azeredo Santos Fleury
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).