Violência e viola: Torquato Neto entre canção e poema

Autores

  • Zeno Queiroz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214546

Palavras-chave:

Canção, Poesia, Tempo, Torquato Neto, Tropicalismo

Resumo

O ensaio procede a uma breve leitura comparada de algumas obras cancionais e poéticas de Torquato Neto, a saber, duas letras diretamente ligadas ao Tropicalismo (“Geleia geral” e “Marginália II”) e dois textos concebidos, ao que tudo indica, como poemas “de livro” (“Cogito” e a primeira versão de “Literato cantabile”). Concentra-se a atenção no modo como o sujeito lírico manifesta a temporalidade no entrecruzamento de forma e conteúdo, a fim de, por intermédio das categorias temporais, pensar as convergências e as divergências entre canção e poema à luz das particularidades da poética torquatiana, de um lado, e da conjuntura histórico-social com a qual ela debate, de outro.

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Biografia do Autor

  • Zeno Queiroz, Universidade de São Paulo

    Zeno Queiroz é doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, onde também obteve o título de mestre em Semiótica e Linguística Geral (2022). Possui licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2019). Contato: zenoqueiroz@gmail.com.

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Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Ensaios de Curso

Como Citar

Violência e viola: Torquato Neto entre canção e poema. (2023). Magma, 19, 213-241. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214546