Moldura e imagem dialética em “Uma faca só lâmina”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214623Palavras-chave:
João Cabral de Melo Neto, poesia, Uma faca só lâmina, moldura, imagem dialéticaResumo
O artigo realiza uma análise do poema Uma faca só lâmina (ou: serventia das ideias fixas), de João Cabral de Melo Neto, tendo em vista a dialética instaurada pelo processo de emolduramento poético. A partir da composição de suas partes inicial e final, identifica como esse aspecto é parte fundamental da problematização metapoética encenada no poema, em que a relação entre real e linguagem é tensionada. O trabalho identifica uma dinâmica de imagem dialética, como proposta por Georges Didi-Huberman, em que a projeção da memória sobre o corpo é o movimento central do poema.
Downloads
Referências
BARBOSA, J. A. A imitação da forma. São Paulo: Duas Cidades, 1975.
BORSATO, F. R. Estudo da moldura em poemas modernos e contemporâneos. InterteXto, v. 11, n. 2, p. 14-33, 2018. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3429. Acesso em: 15 nov. 2023.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
MERQUIOR, J. G. A astúcia da mímesis. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1972.
MORAES, M. J. As flores do mal e o fracasso do poema. In: MORAES, M. J. Sobre a forma, o poema e a tradução. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017.
NETO, J. C. M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova aguilar, 1994.
NUNES, B. João Cabral: a máquina do poema. Brasília: Editora UnB, 2007.
OLIVEIRA, W. O gosto dos extremos: tensão e dualidade na poesia de João Cabral de Melo Neto, de "Pedra do sono" a "Andando Sevilha". São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, FAPESP, 2012.
RICIERI, F. Conservar na palma o peso de uma mão: ritmo, lirismo e memória em João Cabral de Melo Neto. Revista Letras, v. 102, p. 171-197, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/download/76830/43181. Acesso em: 15 nov. 2023.
SECCHIN, A. C. Uma fala só lâmina. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Vinicius Vebber Cardenas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).