A enorme parábola contínua: a insensatez da realidade em Dashiell Hammett e Rubem Fonseca

Autores

  • Mateus Baldi Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2024.223910

Palavras-chave:

Rubem Fonseca, Dashiell Hammett, Insensatez da realidade, Hospedagem

Resumo

O artigo pretende ler os autores Dashiell Hammett e Rubem Fonseca a partir da “insensatez da realidade” presente em seus romances. Tomando por base a Parábola de Flitcraft, uma narrativa enxertada no romance O falcão maltês (1930), de Hammett, delineamos como os efeitos da primeira literatura noir se espraiaram até o brasileiro Rubem Fonseca e seu romance A grande arte (1983). Amparados pela noção de hospedagem formulada por Silviano Santiago (2023), aproximamos os dois romances para demonstrar como ambos lidaram com a representação da sociedade urbana em diferentes momentos do século XX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus Baldi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, no qual defendeu mestrado sobre o disco Transa, de Caetano Veloso. Graduada em Comunicação Social -- Jornalismo pela PUC-Rio.

Referências

BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Minas Gerais: Autêntica, 2015.

BOTELHO, André; HOMBEECK, Lucas van. O balão, o serrote e o indivíduo: cosmopolítica do memorialismo modernista. Revista Brasileira de Sociologia, Vol 10, No. 25, Mai-Ago/2022, p. 54.

CONDE, Miguel. RESENHA DE FISIOLOGIA DA COMPOSIÇÃO, DE SILVIANO SANTIAGO. Machado de Assis em Linha, São Paulo, v. 14, p. 1-7, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1983-682120211413.

ELLROY, James. The poet of collision. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2007/sep/29/crime.fiction. Acesso em: 01/04/2024.

FIGUEIREDO, Vera Lucia Follain de. A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Belo Horizonte: Relicário. 2020.

FISHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.

FONSECA, Rubem. A grande arte. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010b.

FONSECA, Rubem. Feliz ano novo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

FONSECA, Rubem. O cobrador. Rio de Janeiro: Agir, 2010a.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

HAMMETT, Dashiell. O falcão maltês. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

https://jacobin.com/2021/04/ernest-hemingway-ken-burns-docuseries-documentary-review-pbs-fbi. Acesso em: 03/07/2023.

JONES, Eileen. Ernest Hemingway Was a Leftist Who Was Hounded By the FBI. Disponível em: https://jacobin.com/2021/04/ernest-hemingway-ken-burns-docuseries-documentary-review-pbs-fbi. Acesso em: 03/07/2023.

PRYSTHON, Ângela. Rubem Fonseca e o pós-modernismo literário brasileiro. Signótica, Goiânia, v. 11, p. 9-27, jan. 1999.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.

SANTIAGO, Silviano. Grafias de vida: a morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

TAVARES, Braulio. Albert Camus, Dashiell Hammett e o absurdo. Disponível em: http://mundofantasmo.blogspot.com/2017_03_04_archive.html. Acesso em: 01/04/2024.

TODOROV, Tzvetan. Tipologia do romance policial. In: Poética da prosa. São Paulo: Unesp, 2018.

VARGAS LLOSA, Mario. A grande paródia. In: FONSECA, Rubem. A grande arte. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Tema livre

Como Citar

Baldi, M. (2024). A enorme parábola contínua: a insensatez da realidade em Dashiell Hammett e Rubem Fonseca. Magma, 1(20), 50-62. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2024.223910