O monólogo dramático em Percy B. Shelley: Prometeu entre a tirania e a liberdade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2024.224006Palavras-chave:
Mito, Antiguidade Clássica, Modernidade, Shelley, Prometeu, Monólogo dramáticoResumo
A partir dos conceitos de monólogo dramático, endereçamento lírico e ficcionalização da voz poética, trabalha-se com a obra Prometeu Desacorrentado (1820) de Percy Bysshe Shelley (1792-1822) no sentido de descobrir as determinações fundamentais da reordenação do mito clássico de Prometeu que é trabalhado no contexto da modernidade das relações sociais de produção do capitalismo. Na própria concretude do texto vê-se que a oposição entre Prometeu e Júpiter toma proporções maiores ao longo do monólogo. Isso leva o ouvinte e o leitor a simpatizar com o falante e as tomadas de posições que levam.
Downloads
Referências
CAMILO, V & ALVES. F.C Monólogo Dramático e outras formas de ficcionalização da voz poética em PILATI, A. et. al. (org.). Monólogo dramático e outras formas de ficcionalização da voz poética. Brasília/Campinas: UnB/Pontes, 2020
HERINGTON, C. J. Introdução a Prometeu Prisioneiro em ÉSQUILO. Prometeu Prisioneiro. Tradução, pósfácio e notas de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2023, p. 151-182.
FOOT, Paul. Red Shelley. Great Britain: Sidgwick and Jackson, 1980.
MARX, Eleanor. Shelley e o socialismo em MARX, Eleanor. Obra Completa. Tradução Felipe Vale da Silva. Londrina/São Paulo: Aetia Editorial, 2021. p. 420-438.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.
ROCHE-JAQUES, S. J. Uma introdução ao monólogo dramático em PILATI, A. et. al. (org.). Monólogo dramático e outras formas de ficcionalização da voz poética. Brasília/Campinas: UnB/Pontes, 2020.
SHELLEY, P. B. Prometeu Desacorrentado e outros poemas. Tradução de Adriano Scandolara. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
SIMPSON, Thomas K. Prometheus Unbound: Karl Marx on Human Freedom. St. John’s College: Santa Fe, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Augusto Brandão Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).