transparências: imaginar futuros para que haja futuro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.240838Palavras-chave:
Modernismo, Interdisciplinaridade, Poesia, CidadeResumo
Este relato apresenta a experiência transparências, objetos concebidos a partir de poemas de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, e sua introdução em aulas sobre o Modernismo. A proposta buscou discutir o movimento para além da reiteração do cânone crítico, tratando os textos como matéria viva que ressoa na cidade de São Paulo de hoje. Para tanto, foram criados objetos híbridos: potes de vidro contendo água coletada do rio Tietê e terra da reserva indígena do Jaraguá, sobre as quais foram inscritos versos dos autores. O gesto visou ironizar a canonização institucional desses nomes e reativar a força insurgente de suas obras, articulando palavra poética, memória material e espaço urbano. No plano pedagógico, a coleta dos materiais e a apresentação dos objetos buscou engajar os estudantes. As indagações levantadas revelaram a potência da prática em abrir horizontes de interdisciplinaridade e imaginação de futuros. Mais do que conservar a memória modernista, a proposta convidou os estudantes a experimentar o gesto iconoclasta, dessacralizando o cânone e reinscrevendo-o no cotidiano urbano. Assim, transparências busca combinar crítica cultural, intervenção artística e prática de ensino, reafirmando a capacidade do Modernismo de instigar reflexão e invenção sobre cidade, natureza e cultura.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Poesias Completas. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago e outros textos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.
ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Marcondes da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).