Lélia Gonzalez: a confluência entre a vida acadêmica e a militância

Autores

  • Marcelo Marques de Almeida Filho Universidade de Brasília
  • Danielle de Castro Silva Lobato Universidade de Brasília
  • Renísia Cristina Garcia Filice Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.223380

Palavras-chave:

Pensamento feminista negro, Lélia Gonzalez, Militância, Política

Resumo

O presente trabalho é uma construção derivada de discussões e análises sobre o pensamento social e político contemporâneo e se propõe a analisar a vida e a obra da pensadora Lélia Gonzalez, se utilizando de uma abordagem transversal das perspectivas de raça, gênero e colonialidade, o que conforma nosso objetivo geral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com vistas à construção de um referencial teórico aplicado, realizando, desta forma, uma revisão do estado da arte sobre esta discussão, procurando-se interpretar o contexto no qual a autora se firmou como referência nos estudos raciais e de gênero, mas sem enquadramentos de pesquisa muito rígidos, o que nos permitiu ir além de uma pesquisa puramente descritiva. Por fim, parte-se do princípio de que uma abordagem explicativo-argumentativa e analítica aplicada sistematicamente ao tema deve ser casada com outros aspectos para além dos meios puramente formais de pesquisa, sendo esta a forma escolhida para o desenvolvimento deste estudo.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Marques de Almeida Filho, Universidade de Brasília

    Doutorando em Sociologia pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência Política (FCS/UFG). Bacharel em Relações Internacionais (PUC-GO). Possui Formação Docente para a Educação Básica em História (UniFAEL – Polo Anápolis). Professor substituto de Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro associado do Fórum Universitário MERCOSUL (FOMERCO) e da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – Distrito Federal (REBEDH-DF+) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (CEAM/UnB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História e Educação para as Relações Raciais e de Gênero (FE/UnB). E-mail: marcelo.filho@ufg.br.

  • Danielle de Castro Silva Lobato, Universidade de Brasília

    Doutoranda e Mestra em Ciências Sociais pelo Departamento de Estudos Latino-americanos (ELA) da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Orientação Educacional pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH) e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais (ELA/UnB). Desempenha atividades no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais e de Gênero (GEPPHERG/FE). Membra do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (CEAM/UnB). Ativista do Movimento Negro Unificado do Distrito Federal (MNU-DF). Desenvolve atividades de pesquisa em educação, questões étnico-raciais, sociedade e cultura. 

  • Renísia Cristina Garcia Filice, Universidade de Brasília

    Pós-Doutora em Relações Internacionais e Diplomacia Econômica pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias pelo Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies da Universidade Lusófona do Porto (CICANT/ULP) e em Sociologia pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS/UMinho). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora associada da Faculdade de Educação (FE/UnB). Investigadora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/CEAM) e do Programa de Pós Graduação em Educação - Modalidade Profissional (PPGE/FE), ambos da UnB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (GEPPHERG/UnB). Coordenadora da Questão Negra (COQUEN) da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília (SDH/UnB). Conselheira do Conselho de Direitos Humanos (CDH/UnB). Membra da Comitê Permanente de Acompanhamento das Políticas de Ação Afirmativa (COPEAA/UnB). É vice-coordenadora da área de Políticas de Ações Afirmativas da ABPN (2023). Foi coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB/UnB (2012-2020), diretora acadêmica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN (2014-2016), conselheira no Conselho Nacional para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial - CNPIR (2015-2016).

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Publicado

2024-10-07

Edição

Seção

Dossiê "Feminismos e antifeminismos na política "

Como Citar

Almeida Filho, M. M. de, Lobato, D. de C. S., & Filice, R. C. G. (2024). Lélia Gonzalez: a confluência entre a vida acadêmica e a militância. Plural, 31(1), 51-76. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.223380