Comer em mercado e as transformações no Mercado Novo de Belo Horizonte (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.226825

Palavras-chave:

Mercado Novo, mercados urbanos, comida, cozinheiros, transformações urbanas

Resumo

Inaugurado em 1963, o Mercado Novo funciona por décadas no centro de Belo Horizonte (MG).  O prédio de arquitetura imponente existia como parte da cena boemia popular e da vida diurna dos trabalhadores do centro da cidade. Há poucos anos, o projeto de reocupação comercial de áreas inativas vem produzindo transformações significativas na paisagem social e estética do lugar.   O fio condutor é a comercialização de alimentos, feitos de forma artesanal, conectados com pequenos produtores e comerciantes, que fornecem algumas das matérias-primas para os pratos que são vendidos nos corredores. A partir das trajetórias de cozinheiros e lojistas que vivem esse sistema fortemente entrelaçado, a pesquisa que se dedica aos fazedores da comida busca compreender a cozinha de ingredientes oferecida nos balcões do Mercado Novo em termos de sua forma de produção material e motivações. O objetivo central do artigo é apresentar como a comida se torna um elemento que conecta e também evidencia as diferenças entre os diversos mundos que convivem no prédio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Adelaide Lafetá, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PUC Minas). Olinda/PE.

  • Candice Vidal e Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social/ Museu Nacional/UFRJ, pós-doutora pelo Departamento de Sociologia da USP, professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PUC Minas). Belo Horizonte/ MG.

Referências

ABDALA, Mônica Chaves. Sabores da tradição. Revista do Arquivo Público Mineiro. v. 92, jul./dez, p. 119-129, 2006. Disponível em: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/Sabores_da_tradicao.PDF. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

AGUIAR, Leticia Cabral. 2018. De ‘comida de gente pobre’ à gastronomia: a trajetória da ‘comida de quintal’ através do festival igarapé bem temperado. 155f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, PUC Minas, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: http://bib.pucminas.br/teses/CiencSociais_AguiarLC_1.pdf. Acesso em: 17 de maio de 2024.

ANDRADE, Luciana Teixeira de. Os mercados e os dilemas da autenticidade. Uma análise do Mercado Central de Belo Horizonte. Interseções. v. 19 n. 2, p. 443-462, 2017. Disponível em: https://etnourb.hypotheses.org/3166. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

ARREORTÚA, Luis Salinas. Transformación de mercados municipales de Madrid. De espacio de consumo a espacio de esparcimiento. Revista Invi, n. 86, vol. 31, p. 179-201, 2016. Disponível em: https://revistainvi.uchile.cl/index.php/INVI/article/view/62704. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

BITAR, Nina Pinheiro. “O maior mercado do mundo!” Uma etnografia do Cadeg, o novo Mercado Municipal do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação, Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

BOLDRINI, Paula Luciana e MALIZIA, Matilde. Procesos de gentrificación y contragentrificación. Los mercados de Abasto y del Norte en el Gran San Miguel de Tucumán (Noroeste argentino). Revista Invi, n. 81, vol. 29, p. 157-191, 2014. Disponível em: https://revistainvi.uchile.cl/index.php/INVI/article/view/62568/66510. Acesso em: 17de maio de 2024.

BRANT, Fernando. Mercado Central. Belo Horizonte: Conceito, 2004.

CARMÁN, María. Las trampas de la cultura. Los “intrusos” y los nuevos usos del barrio de Gardel. Buenos Aires: Paidós, 2006.

CARRIERI, Alexandre de Pádua; LIMA, Oscar Palma; SANTOS, José Vitor Palhares dos. A gente quer comida diversão e arte: as metamorfoses nos usos do Mercado Novo de Belo Horizonte (MG). XX SemeAn Seminário em Administração. Novembro, 2017.

COLLAÇO, Janine Helfst Leicht. Gastronomia: a trajetória de uma construção recente. Habitus, v. 11, n.2, p. 203-222, jul./dez. Goiânia, 2013. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2865. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

COLLAÇO, Janine Helfst Leicht. Restaurantes de comida rápida, os fast-foods, em praças de alimentação de shopping centers: transformações no comer. Estudos Históricos, vol. 1, n. 33, p. 116-135, 2004. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2216/1355. Acesso em: 19 de abril de 2023.

CONTRERAS, Jesús. Comer na Rua. In: COLLAÇO, Janine H. L., BARBOSA, Filipe A. C. e ROIM, Talita B. (orgs.). Cidades e consumo alimentar. Dinâmicas socioculturais do comer em espaço urbano. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2017, p.18-38.

CORDERO, Adrián Hernández. Los mercados públicos: espacios urbanos en disputa. Iztapalapa Revista de Ciências Sociais e Humanidades n. 83, ano 38, p. 165-186, julho-dezembro, 2017. Disponível em: https://revistaiztapalapa.izt.uam.mx/index.php/izt/article/view/40/336. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

COSTA, Eduardo. Mercado Central de Belo Horizonte: a convivência entre iguais e diferentes. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, PUC Minas, 2006.

FILGUEIRAS, Beatriz Silveira Castro. Do mercado popular ao espaço de vitalidade: o Mercado Central de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

FREIRE, Ana Lucy Oliveira. Mercados públicos: de equipamentos de abastecimento de alimentos a espaços gastronômicos para o turismo. Geografares, n. 25, p. 176-198, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17856/13697. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Coleção Museu Memória e Cidadania. Rio de Janeiro, 2007.

GONZÁLEZ, Sara; WALEY, Paul. Traditional Retail Markets: The New Gentrification Frontier. Antipode, 45, p. 965-983, 2012. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-8330.2012.01040.x. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

JOSEPH, Isaac. Erving Goffman e a microssociologia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

LAFETÁ, Luiza Adelaide. 2022. Comer em mercado: trajetórias alimentares no Mercado Novo de Belo Horizonte. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2022. Disponível em: https://bib.pucminas.br/teses/CienciasSociais_LuizaAdelaideLafeta_29607_Textocompleto.pdf . Acesso em: 17 de maio de 2024.

MACIEL, Maria Eunice. Uma cozinha à brasileira. Estudos Históricos, n° 33, p. 25-39 Janeiro -Junho. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2217. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

MAFRA, Nícia Beatriz Monteiro; SOUZA, Candice Vidal e. O Mercado Novo: transformações no espaço urbano de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ponto Urbe. Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, n. 25, 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/pontourbe/6936. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

MELLO, Pedro Paulo Thiago de. Pendura essa: a complexa etiqueta na relação de reciprocidade em um botequim do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política, Universidade Federal Fluminense, 2003.

PINTAUDI, Silvana Maria. Os mercados públicos: metamorfoses de um espaço na história urbana. Revista Cidades, v. 3, n. 5, p. 81-100, São Paulo, 2006. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/12783. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

QUIJANO-GÓMEZ, Estefanía. Ocio y gastronomía, las nuevas estrategias de gentrificación. El caso de Lisboa. Bitácora Urbano Territorial, 29 (1): 109 – 119, 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-79132019000100109. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

SIMMEL, Georg. Sociologia da refeição. Estudos Históricos, n° 33, janeiro-junho, p. 159-166. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2218. Acesso em: 14 deagosto de 2022.

WHITE, William Foote. The social structure of the restaurant. American Journal of Sociology vol. 54, n. 4, p. 302-310, 1949. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/220366. Acesso em: 14 de agosto de 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Lafetá, L. A., & Souza, C. V. e . (2024). Comer em mercado e as transformações no Mercado Novo de Belo Horizonte (MG). Ponto Urbe, 32(1), e226825. https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.226825