Violão “erudito” e “popular” como marcadores sociais da diferença - Por uma história das suas apropriações pedagógicas e estéticas

Autores

  • Fernando Elías Llanos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.108793

Palavras-chave:

violão popular, violão erudito, práticas pedagógicas do ensino do violão

Resumo

O presente artigo propõe analisar as tensões entre a comunicação musical — entendida como dispositivo aglutinador e mediador de trocas simbólicas (SEINCMAN, 2008) — e as apropriações da cultura (popular e erudita) que, desde o cenário das práticas pedagógicas e das linguagens estéticas musicais vem definindo a práxis e o corpus teórico do ensino — nos níveis profissionalizante e superior — do violão.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

Violão “erudito” e “popular” como marcadores sociais da diferença - Por uma história das suas apropriações pedagógicas e estéticas. (2015). Revista Da Tulha, 1(2), 416-433. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.108793