Uma orquestra de viola caipira como instrumento de potencialização do processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Max Sales Sonora Escola de Música de São João Del-Rei.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120524

Palavras-chave:

Viola. Música. Caipira. Orquestra. Ensino. Aprendizagem. Oralidade.

Resumo

Esta comunicação é resultado de uma pesquisa realizada sobre a Orquestra Pingo D´Água, um grupo formado por alunos do curso de viola caipira de uma escola particular de música em São João Del-Rei (MG), que se dedica à prática da música caipira e ao estudo da viola. A orquestra funciona como uma atividade complementar às aulas do curso e foi criada com o intuito de construir um ambiente criativo e de intenso aprendizado que é alimentado continuamente pela convivência entre seus integrantes. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as experiências proporcionadas pelo envolvimento dos músicos com as atividades da orquestra e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem sob o ponto de vista dos próprios integrantes. Para tanto, o trabalho foi estruturado em três partes: 1) Um estudo bibliográfico sobre como os conhecimentos relacionados à viola caipira tem sido transmitidos ao longo do tempo e como esse processo determinou a forma como o instrumento é utilizado atualmente. 2) Uma descrição de aspectos presentes nas atividades da orquestra comuns a outras manifestações musicais populares de tradição oral. 3) São apresentadas informações obtidas por meio de entrevistas realizadas com os integrantes da orquestra, contextualizadas em quatro categorias:  Motivação, situações aleatórias de aprendizado,  identidade e  potencialização do aprendizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Max Sales, Sonora Escola de Música de São João Del-Rei.

    Possui graduação em música pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2010) e especialização em música popular pela Universidade da música popular de Barbacena, a Bituca (2014), onde estudou harmonia, criação musical, arranjo e método Kodaly. É sócio/proprietário e professor da Sonora Escola de Música de São João Del-Rei, onde ministra aulas de viola caipira, violão, teoria e prática em conjunto. Desde 2012 dirige o Pingo D´Água, grupo formado por violeiros que realiza apresentações e pesquisa relacionadas à música caipira. Como instrumentista, entre outros trabalhos, destaca-se o quarteto de música instrumental Santa Morena.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

Uma orquestra de viola caipira como instrumento de potencialização do processo ensino-aprendizagem. (2016). Revista Da Tulha, 2(1), 60-73. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120524