ETAPHOR AS AN EXPRESSIVE RESOURCE IN ALMEIDA PRADO’S SONATA NO. 1 FOR VIOLIN AND PIANO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.158215Keywords:
Almeida Prado, Violin, Performance, Brazilian music, Chamber musicAbstract
Almeida Prado (1943-2010) foi um dos maiores compositores brasileiros, com um catálogo de mais de 600 obras. Na música de câmara, produziu um repertório considerável que abrange as diversas fases estéticas. O compositorutiliza frequentemente indicações metafóricas não convencionais, como “Granítico”, “Luminoso”e “Como um cristal transparente”.Busca-se, portanto, compreender essa maneira bastante particular de empregar a metáfora como recurso expressivo e como ela pode ser traduzida no gesto físico que produz o resultado sonoro na performance dessas obras, em particular da Sonata nº 1 para violino e piano.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Luciana de Araújo Caixeta, Ricardo Alex Palmezano

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY-NC:
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.