Construindo pífanos: processos educativos emergentes da musicalização no contexto de um projeto de lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.197780

Palavras-chave:

processos educativos, educação musical, lazer, pedagogia dialógica, extensão universitária

Resumo

O objetivo central deste artigo foi identificar e compreender os processos educativos emergentes da construção e aprendizado do instrumento musical pífano no contexto de um projeto de lazer destinado a crianças e adolescentes de periferia urbana de São Carlos, São Paulo. Trata-se da parceria entre o projeto de extensão Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer da Universidade Federal de São Carlos com projeto social Mais Que Futebol da Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos de São Carlos, que contava com apoio financeiro da terre des hommes, Alemanha (tdhA). Esta parceria previa entre suas práticas centrais o ciclismo, jogos de lutas, fútbol callejero e musicalização, sendo que neste estudo, focamos na musicalização. Como procedimento de coleta de dados utilizamos diários de campo, coletados entre os dias 9 de Maio e 13 de Junho de 2017, cuja seleção representava um período de transição: aulas com flauta doce, gestação e proposta para construção do pífano, coleta dos materiais, construção e início do aprendizado do instrumento, discutidas à luz de conceitos-mapa como musicar, educação, pedagogia dialógica, educação musical humanizadora e lazer. A análise dos dados de campo contou com inspiração na fenomenologia e resultou na construção das seguintes categorias: A) "Você vai cortar?". "Nós vamos" - Educação, experiência e ludicidade; B) "Vai demorar?" - Educação musical humanizadora: compromisso, frequência e rigor; C) "Aí a gente era mais animado lá. Só que aqui também é animado, é gostoso, é silêncio" - Compartilhando e convivendo. Como resultados identificamos processos educativos de fortalecimento da autoconfiança e da confiança em outrem, cooperação e convivência entre educadores/as e participantes e entre si, autonomia em relação às escolhas e responsabilidade individual e coletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Rubem; DIMENSTEIN, Gilberto. Fomos maus alunos. 3ª ed. Campinas, Papirus, 2003.

BELMONTE, Maurício M. Fútbol callejero: processos educativos de uma motricidade emergente. 2019. Tese (Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

BICUDO, Maria A. V.; ESPÓSITO, Vitória H. C. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, UNIMEP, 1997.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teorias e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.

CAJAZEIRA, Regina. Tradição e modernidade: o perfil das bandas de pífano de Marechal Deodoro - Alagoas. Maceió, EDUFAL, 2007.

EMPOWERING Song Approach. Choral commons. 11 julho, 2020. Disponível em: https://www.thechoralcommons.com/blog/the-empowering-song-approach (acesso em 14/05/2022).

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2014.

GALON, Mariana S.; AMENT, Mariana B.; DUTRA, Pedro; SEVERINO, Natália B.; JOLY, Ilza Z. L. “Por uma educação musical humanizadora”. In CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 23, Natal. Anais… Natal, ANPPOM, 2013.

GIL, Gilberto. Oriente. Expresso 2222. Phonogram/Philips, 1972.

GOMES, Christianne L.; ELIZALDE, Rodrigo. Horizontes latino-americanos do lazer. Belo Horizonte, UFMG, 2012.

HIGGINS, Lee. Community music: in theory and in practice. New York, Oxford University Press, 2012.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. “Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical”. Em pauta, 11, 16/17, p. 49-73, 2000.

LARROSA-BONDÍA, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação, 19, p. 20-28, 2002.

MANTIE, Roger (org.). International Journal of Community Music, 6, 2, 2013. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/ijcm/2013/00000006/00000002 (acesso em 14/05/2022).

MARCELLINO, Nelson C. Lazer e educação. 15ª ed. Campinas, Papirus, 2010.

MARINHO, Alcyane; PIMENTEL, Giuliano G. A. “Dos clássicos aos contemporâneos: revendo e conhecendo importantes categorias referentes às teorias do lazer”. In PIMENTEL, Giuliano G. A. (org.). Teorias do lazer. Maringá, Eduem, 2010.

MARTINS, Denise A. F. Desvelando para ressignificar: processos educativos decorrentes de uma práxis musical dialógica intercultural. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

MARTINS, Denise A. F.; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. “Musical dialogical education: an experience inspired by the pedagogy of Paulo Freire”. Journal of Modern Education Review, v. 7, n. 4, p. 242-248, 2017.

MARTINS, Denise A. F.; JOLY, Ilza Z. L.; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. “Humanizing musical education: dialogical pedagogy contributions”. US-China Education Review, v. 8, n. 7, p. 305-311, 2018.

MARTINS, Joel; BICUDO, Maria A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. 5ª ed. São Paulo, Centauro, 2005.

MUHAMMAD, Omi. Hip hop forum interview: André de Quadros, Professor of Music, Boston University. Hip hop forum blog. Disponível em: https://hiphopforumblog.wordpress.com/2016/10/01/hhf-interview-andre-de-quadros-professor-of-music-boston-university/ (acesso em 14/05/2022).

OLIVEIRA, Maria W.; SILVA, Petronilha B. G.; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Aida V. G.; JOLY, Ilza Z. “Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais”. In OLIVEIRA, Maria W.; SOUSA, Fabiana R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos, EDUFSCar, 2014. p. 29-46.

QUADROS, André. “Nurturing vulnerability in imprisoned manhood: A spirit Journey”. In HENDRICKS, K.; TILLMAN, J. B. (eds.). Queering freedom: music, identity, and spirituality. Bern e New York, Peter Lang, 2018.

QUEIROZ, Luis R. S. “Educação musical é cultura: nuances para interpretar e (re)pensar a práxis educativo-musical no século XXI”. Debates, Rio de Janeiro, 18, maio, 2017a. p. 163-191

QUEIROZ, Luis R. S. “Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões”. Revista da Associação Brasileira de Educação Musical, Porto Alegre, 25, 39, jul./dez. 2017b. p. 132-159

SCHROEDER, Sílvia C. N. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2005. 210 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.

TRINTA, Joãozinho. Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo. Rio de Janeiro, Globo, 20 de Janeiro de 1980. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/videos/t/jornalismo/v/joaozinho-trinta-quem-gosta-de-miseria-e-intelectual-pobre-gosta-de-luxo/1199208/ (acesso em 14/05/2022).

TRINTA, Joãozinho. Roda viva. São Paulo, TV Cultura, 31 janeiro, 1990. Programa de TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3uKWdtjABV8&ab_channel=RodaViva (acesso em 14/05/2022).

SMALL, Christopher. El Musicar: un ritual en el espacio social. In CONGRESO DE SOCIEDAD DE ETNOMUSICOLOGÍA, 3, 1997, Benicàssin, La mà de guido C. Actas... Barcelona, SibE, 2006, 1998a. p. 13-34

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown, Wesleyan University Press, 1998b.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Construindo pífanos: processos educativos emergentes da musicalização no contexto de um projeto de lazer. (2022). Revista Da Tulha, 8(1 e 2), 111-142. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.197780