Construindo pífanos: processos educativos emergentes da musicalização no contexto de um projeto de lazer
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.197780Palavras-chave:
processos educativos, educação musical, lazer, pedagogia dialógica, extensão universitáriaResumo
O objetivo central deste artigo foi identificar e compreender os processos educativos emergentes da construção e aprendizado do instrumento musical pífano no contexto de um projeto de lazer destinado a crianças e adolescentes de periferia urbana de São Carlos, São Paulo. Trata-se da parceria entre o projeto de extensão Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer da Universidade Federal de São Carlos com projeto social Mais Que Futebol da Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos de São Carlos, que contava com apoio financeiro da terre des hommes, Alemanha (tdhA). Esta parceria previa entre suas práticas centrais o ciclismo, jogos de lutas, fútbol callejero e musicalização, sendo que neste estudo, focamos na musicalização. Como procedimento de coleta de dados utilizamos diários de campo, coletados entre os dias 9 de Maio e 13 de Junho de 2017, cuja seleção representava um período de transição: aulas com flauta doce, gestação e proposta para construção do pífano, coleta dos materiais, construção e início do aprendizado do instrumento, discutidas à luz de conceitos-mapa como musicar, educação, pedagogia dialógica, educação musical humanizadora e lazer. A análise dos dados de campo contou com inspiração na fenomenologia e resultou na construção das seguintes categorias: A) "Você vai cortar?". "Nós vamos" - Educação, experiência e ludicidade; B) "Vai demorar?" - Educação musical humanizadora: compromisso, frequência e rigor; C) "Aí a gente era mais animado lá. Só que aqui também é animado, é gostoso, é silêncio" - Compartilhando e convivendo. Como resultados identificamos processos educativos de fortalecimento da autoconfiança e da confiança em outrem, cooperação e convivência entre educadores/as e participantes e entre si, autonomia em relação às escolhas e responsabilidade individual e coletiva.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem; DIMENSTEIN, Gilberto. Fomos maus alunos. 3ª ed. Campinas, Papirus, 2003.
BELMONTE, Maurício M. Fútbol callejero: processos educativos de uma motricidade emergente. 2019. Tese (Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
BICUDO, Maria A. V.; ESPÓSITO, Vitória H. C. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, UNIMEP, 1997.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teorias e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.
CAJAZEIRA, Regina. Tradição e modernidade: o perfil das bandas de pífano de Marechal Deodoro - Alagoas. Maceió, EDUFAL, 2007.
EMPOWERING Song Approach. Choral commons. 11 julho, 2020. Disponível em: https://www.thechoralcommons.com/blog/the-empowering-song-approach (acesso em 14/05/2022).
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2014.
GALON, Mariana S.; AMENT, Mariana B.; DUTRA, Pedro; SEVERINO, Natália B.; JOLY, Ilza Z. L. “Por uma educação musical humanizadora”. In CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 23, Natal. Anais… Natal, ANPPOM, 2013.
GIL, Gilberto. Oriente. Expresso 2222. Phonogram/Philips, 1972.
GOMES, Christianne L.; ELIZALDE, Rodrigo. Horizontes latino-americanos do lazer. Belo Horizonte, UFMG, 2012.
HIGGINS, Lee. Community music: in theory and in practice. New York, Oxford University Press, 2012.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. “Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical”. Em pauta, 11, 16/17, p. 49-73, 2000.
LARROSA-BONDÍA, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação, 19, p. 20-28, 2002.
MANTIE, Roger (org.). International Journal of Community Music, 6, 2, 2013. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/ijcm/2013/00000006/00000002 (acesso em 14/05/2022).
MARCELLINO, Nelson C. Lazer e educação. 15ª ed. Campinas, Papirus, 2010.
MARINHO, Alcyane; PIMENTEL, Giuliano G. A. “Dos clássicos aos contemporâneos: revendo e conhecendo importantes categorias referentes às teorias do lazer”. In PIMENTEL, Giuliano G. A. (org.). Teorias do lazer. Maringá, Eduem, 2010.
MARTINS, Denise A. F. Desvelando para ressignificar: processos educativos decorrentes de uma práxis musical dialógica intercultural. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
MARTINS, Denise A. F.; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. “Musical dialogical education: an experience inspired by the pedagogy of Paulo Freire”. Journal of Modern Education Review, v. 7, n. 4, p. 242-248, 2017.
MARTINS, Denise A. F.; JOLY, Ilza Z. L.; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. “Humanizing musical education: dialogical pedagogy contributions”. US-China Education Review, v. 8, n. 7, p. 305-311, 2018.
MARTINS, Joel; BICUDO, Maria A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. 5ª ed. São Paulo, Centauro, 2005.
MUHAMMAD, Omi. Hip hop forum interview: André de Quadros, Professor of Music, Boston University. Hip hop forum blog. Disponível em: https://hiphopforumblog.wordpress.com/2016/10/01/hhf-interview-andre-de-quadros-professor-of-music-boston-university/ (acesso em 14/05/2022).
OLIVEIRA, Maria W.; SILVA, Petronilha B. G.; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Aida V. G.; JOLY, Ilza Z. “Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais”. In OLIVEIRA, Maria W.; SOUSA, Fabiana R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos, EDUFSCar, 2014. p. 29-46.
QUADROS, André. “Nurturing vulnerability in imprisoned manhood: A spirit Journey”. In HENDRICKS, K.; TILLMAN, J. B. (eds.). Queering freedom: music, identity, and spirituality. Bern e New York, Peter Lang, 2018.
QUEIROZ, Luis R. S. “Educação musical é cultura: nuances para interpretar e (re)pensar a práxis educativo-musical no século XXI”. Debates, Rio de Janeiro, 18, maio, 2017a. p. 163-191
QUEIROZ, Luis R. S. “Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões”. Revista da Associação Brasileira de Educação Musical, Porto Alegre, 25, 39, jul./dez. 2017b. p. 132-159
SCHROEDER, Sílvia C. N. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2005. 210 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.
TRINTA, Joãozinho. Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo. Rio de Janeiro, Globo, 20 de Janeiro de 1980. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/videos/t/jornalismo/v/joaozinho-trinta-quem-gosta-de-miseria-e-intelectual-pobre-gosta-de-luxo/1199208/ (acesso em 14/05/2022).
TRINTA, Joãozinho. Roda viva. São Paulo, TV Cultura, 31 janeiro, 1990. Programa de TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3uKWdtjABV8&ab_channel=RodaViva (acesso em 14/05/2022).
SMALL, Christopher. El Musicar: un ritual en el espacio social. In CONGRESO DE SOCIEDAD DE ETNOMUSICOLOGÍA, 3, 1997, Benicàssin, La mà de guido C. Actas... Barcelona, SibE, 2006, 1998a. p. 13-34
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown, Wesleyan University Press, 1998b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Murilo Arruda, Luiz Gonçalves Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC