“Valsas pra Banda Passar”: breve estudo sobre processos criativos em arranjos e composições para Agrupamentos Populares.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222534Palavras-chave:
Processos Criativos, Arranjo, Composição Musical, Valsa, Música BrasileiraResumo
Este artigo pretende constatar, tendo os elementos da valsa (gênero) e da Banda (agrupamento formador) como pano de fundo, os desvios e adaptações a partir de uma perspectiva prática de arranjador. A relação entre esses dois elementos se dá dentro de uma perspectiva de tensão entre um ideário de brasilidade e elementos estrangeiros. A partir de uma formação padrão (Banda), elementos musicais se infiltram no gênero da valsa. Especificamente tratará do gênero para as formações de orquestra Típica e Big Band, tendo como ponto de partida as considerações retiradas sobre a versão de “Tenra Saudade” (ou “Por Um Beijo” de Anacleto de Medeiros) para a Banda da Casa Edson. Será realizada a análise e contexto do tema “Bebel” (de João Gilberto) e descrição do seu arranjo para Big Band; análise e contexto do tema “Valsa Brasileira” de Edu Lobo & Chico Buarque e descrição da elaboração do arranjo para a formação de uma Orquestra Típica e, por fim, descrição da elaboração da composição de um tema para mesmo gênero (“Valsa Moura”) para o agrupamento da Orquestra Típica reduzida ao formato de Ensemble. A partir de tais levantamentos, uma série de considerações serão levantadas a partir do cotejamento de dados realizados nas etapas anteriores à luz de novos autores.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário. Dicionário Musical Brasileiro. Coord. Oneyda Alvarenga (1982-84), Flávia Camargo Toni (1984-1989). Belo Horizonte: Itatiaia; Brasília: MINC; São Paulo: IEB,-EDUSP. 1989.
ARAÚJO, Fabiano. Música popular brasileira e o paradigma audiotátil: uma introdução. RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis. Caderno em Português. Sorbonne Université: nº 1, Abril 2018
DICIONÁRIO DE MÚSICA. Hamlyn Publishing Group & Luiz Paulo Horta. Rio de Janeiro: Zahar Editores S.A., 1985.
DOURADO, Henrique Autran. Dicionários de termos e expressões da música. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2004.
CABRAL, Sérgio. Pixinguinha, Vida e Obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.
CASCUDO: Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 11a Ed., 2002.
FRANCHESCHI. Humberto Moraes. A Casa Edison e seu Tempo. Rio de Janeiro: Sarapuí, 2002.
FRANCHESCHI. Humberto Moraes. Memórias Musicais. (ANEXO) Rio de Janeiro: Sarapuí, 2002b.
GILBERTO, João (intérprete). João Gilberto. Brasil: Polydor, 1973. (LP)
GODWIN, Joscelin. Waltz. In: Kernfield, Barry (Org.). The New Grove Dictionary of Jazz. 2a edição. London/New York: Grove´s Dictionaries Inc./Macmillian Publishers Limited, 2002, 847, Vol. 3.
LEME, Bia Paes. (org.). O Carnaval de Pixinguinha. São Paulo: Instituto Moreira Salles/SESC, 2014. (Partitura)
LEME, Bia Paes. Pixinguinha na Pauta. São Paulo: Instituto Moreira Salles/SESC, 2011. (Partitura)
LOBO, Edu; BUARQUE, Francisco. (Compositores) Dança da Meia Lua. Rio de Janeiro: Som Livre, 1988. (LP)
MACHADO, Cacá. O Enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituo Moreira Salles, 2007.
MEDEIROS, Anacleto. Tenra Saudade. Fortaleza: Ed. da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, 2013. (PARTITURA).
PORTO, Mateus; XXXX, Xxxxx. Platinidades, literatura e diálogos no processo criativo da canção Gaucho de Mateus Porto e Juliano Guerra. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal-RN, v. 10, n. 2, 2023.
PIEDADE, Acácio. “Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas...” Per Musi. Belo Horizonte: n 23, 2011, p.103-112.
Xxxxx Xxxx & Ensemble Brasileiro. São Paulo: Dist. Trattore, 2017/2018. [CD/SPOTIFY].
XXXX, Xxxxx. “O arranjo de Pixinguinha para Gaúcho de Chiquinha Gonzaga: a orquestra típica a caminho da Big Band”. São Paulo: ANAIS DA XXIV ANPPOM. São Paulo, Ed. ANPPOM, 2014, p. 1-10.
ANAIS DA XXIV ANPPOM. “Procesos Creativos em arreglos y composiciones musicales del género choro para Orquestra Típica/Jazz Band”. Revista Vórtex, Curitiba, v.4, n.3, 2016, p. 1-12
ANAIS DA XXIV ANPPOM. “La Jazz Band y la orquesta típica em el Frevo. Procesos creativos em arreglos y composiciones”. Clang, La Plata (Arg.), No 5, 2019b, p. 1-12.
ANAIS DA XXIV ANPPOM. “’Pr'um Samba’: reflexões e criações sobre o arranjo no gênero musical brasileiro”. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.2, 2019a, p.1-21.
ANAIS DA XXIV ANPPOM. “O Tempo de Hermeto Pascoal: Simultaneidade de Acontecimentos em ‘Mestre Radamés’”. Per Musi, Belo Horizonte: UFMG. p.1-16.
ANAIS DA XXIV ANPPOM. Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação. São Paulo: Ed. Rondó, 3ª edição, 2020.
ULBANERE, Alexandre. Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista histórico. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UNESP, 2005.
WRIGHT, Rayburn. Inside Score. New York: Kendor Music Inc., 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Tiné
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC