O cansaço como nova categoria de análise para os estudos críticos da deficiência

Authors

  • Marcos Cezar De Freitas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i4p23-36

Keywords:

Byung-Chul Han, Repertoires, Performance

Abstract

The article takes up the contributions that cultural studies, feminist studies and Foucauldian arguments have offered to inclusive education, especially to critical studies of disability. It adds also, the contributions of Byung-Chul Han that with the categories fatigue, positivity and performance has widened with new critical possibilities, the analytical universe of this field.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcos Cezar De Freitas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    É Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre e Doutor em Educação pela PUC/SP. Livre Docente em Educação pela UNIFESP. Pós Doutor em Ciências da Educação pela USP. Orientador de mestrado e doutorado e supervisor de pós-doutorados. Iniciou a carreira acadêmica como professor da educação básica na escola pública em 1982 e em 1988 tornou-se professor universitário atuando, desde então, na formação de professores no Curso de Pedagogia oferecendo cursos sobre a construção social da infância. No que diz respeito à pesquisa, dedica-se aos temas vulnerabilidades infantis e educação inclusiva. Em perspectiva antropológica aborda a educação de crianças com deficiências ou cronicamente enfermas. Coordena o Projeto de Pesquisa EDUCINEP - Educação Inclusiva na Escola Pública, que abriga a Plataforma de Saberes Inclusivos com colaboradores da Argentina, Uruguay, Equador, EUA e Holanda. Em relação à extensão, organizou e coordenou a Escola Livre para Formação Inclusiva, que em parceria com escolas públicas e equipamentos de saúde oferece formação a respeito da educação de crianças cronicamente enfermas.

Published

2019-02-20

Issue

Section

ARTIGOS

How to Cite

O cansaço como nova categoria de análise para os estudos críticos da deficiência. (2019). Revista Estudos Culturais, 4, 23-36. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i4p23-36