Atualidade/necessidade do pensamento de Paulo Freire: a experiência da prática docente em um cursinho popular
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i5p39-62Palavras-chave:
Cursinho popular, Pedagogia Freireana, ConscientizaçãoResumo
Neste artigo, apresentamos uma interpretação à luz do pensamento de Paulo Freire sobre a prática de um cursinho popular localizado na cidade de Itapevi, região periférica da grande São Paulo. As práticas desses cursinhos podem reatualizar o pensamento de Paulo Freire e preservá-lo do esquecimento ou da ruína de leituras distorcidas e equivocadas. O estudo realizado a partir de um grupo focal com quatro professores voluntários revelou que estes professores, embasados em uma concepção de educação para além do que é “possível”, propõem e oferecem uma formação humana crítica aos seus estudantes, questionam a própria prática educativa e o vestibular. A educação popular desenvolvida nos cursinhos populares, além de atualizar a relevância políticopedagógica do pensamento de Paulo Freire,
torna-se cada vez mais urgente e necessária para que se consolide uma verdadeira cultura democrática.
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Números do Financiamento 2015/08447-0