Atualidade/necessidade do pensamento de Paulo Freire: a experiência da prática docente em um cursinho popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i5p39-62

Palavras-chave:

Cursinho popular, Pedagogia Freireana, Conscientização

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma interpretação à luz do pensamento de Paulo Freire sobre a prática de um cursinho popular localizado na cidade de Itapevi, região periférica da grande São Paulo. As práticas desses cursinhos podem reatualizar o pensamento de Paulo Freire e preservá-lo do esquecimento ou da ruína de leituras distorcidas e equivocadas. O estudo realizado a partir de um grupo focal com quatro professores voluntários revelou que estes professores, embasados em uma concepção de educação para além do que é “possível”, propõem e oferecem uma formação humana crítica aos seus estudantes, questionam a própria prática educativa e o vestibular. A educação popular desenvolvida nos cursinhos populares, além de atualizar a relevância políticopedagógica do pensamento de Paulo Freire,
torna-se cada vez mais urgente e necessária para que se consolide uma verdadeira cultura democrática.

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Biografia do Autor

  • Angélica de Luca, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Angélica de Luca é licenciada em Ciências da Natureza pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e mestranda do programa de Pós Graduação da FEUSP. Atualmente trabalha como professora na rede municipal de ensino de São Paulo.

  • María Elena Infante-Malachias, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    María Elena Infante-Malachias é professora livre docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH- USP) e orientadora pelos programas de Pós Graduação: Interunidades em Ensino de Ciências e de Educação da FEUSP.

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Publicado

2020-06-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Atualidade/necessidade do pensamento de Paulo Freire: a experiência da prática docente em um cursinho popular. (2020). Revista Estudos Culturais, 5, 39-62. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i5p39-62

Dados de financiamento