Opera, Race and Gender Under the Point of View of Black Artists

Authors

  • Antonilde Rosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Andréa Albuquerque Adour da Câmara Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158115

Keywords:

Opera, Race, Gender, Composers, Black People

Abstract

This proposal is configured in a theoretical essay about opera, race and gender from the point of view of black artists. For the basis of the reflections we have as theoretical reference authors who study on the theme, like the musicologist Naomi André in the book Black Opera: History, Power, Engagement. It is understood that this proposal is fundamental for the construction of broader debates to address the prominence of black composers and artists, which are constituted as a counter-narrative to what Lélia Gonzales calls the "cultural neurosis". This reflection is relevant to denaturalize stereotypes about black intellectuals and artists.

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Author Biographies

  • Antonilde Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestra em Musicologia no Projeto de Pesquisa Africanias, sob orientação da profa. Dra. Andrea Albuquerque Adour da Câmara, no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduada em Canto Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás­ UFG. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica ?PIBIC, CNPQ no período de 01 de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015, com a pesquisa ?Um estudo sobre o impacto do estresse e ansiedade na atividade de cantoras em 4 Universidades do Centro ­ Oeste e Triângulo Mineiro, com a orientação da professora Dra. Sonia Ray. Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-raciais e Espacialidades-IESA/UFG, onde desenvolveu o projeto ?Música e Religiosidade: um estudo sobre os processos de formação de crianças na congada em Goiânia?, tendo como Orientador o professor Dr. Alecsandro (Alex) J. P. Ratts. É Monitora Remunera do Programa de Monitoria da UFG/EMAC 2016, das disciplinas ?História da Música no Brasil e Música e Cultura Musical Brasileira? com Orientação da professora Drª Ana Guiomar Rego Souza. é integrante da Rede Sonora - música (s) e feminismo (s) e do Coletivo de Mulheres Negras da UFG e também do Coletivo Rosa Parks ? que desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades. Tem feito regularmente cursos de aperfeiçoamento em estudos musicológicos, pedagogia musical, vocal e performance com professores das áreas de renome nacional e internacional como: Ana Maria Liberal, Antonio Salgado, David Cranmer, Daniel Afonso, Renato Mismetti, Ricardo Ballestero, Wiilliam Conable, Alberto José Vieira Pacheco, dentre outros. Integra como preparadora vocal o projeto "Medéia e suas Margens" - principal ação do projeto de extensão Palco em Debate, do Instituto de Artes da UERJ, desenvolve um programa de formação artística nas linguagens do teatro, da dança e da performance com coletivos e grupos da cidade do Rio de Janeiro. O espetáculo se inscreve entre o teatral e o performático, misturando dramaturgias pessoais das atrizes e textos\colagens, retirados de diferentes fontes literárias e noticiados em acontecimentos recentes.

  • Andréa Albuquerque Adour da Câmara, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    O soprano Andrea Adour é Mestre em Música - Canto pela UFRJ, onde defendeu a dissertação A Dobra: o resgate da poética perdida no percurso histórico da música; e Doutora em Educação pela UFMG, onde defendeu a tese Vissungo: o cantar banto nas Américas. Foi professora substituta na UFRJ, na UERJ e na UFMG. Em 2006 ingressou como professora efetiva na UFOP e em 2013 foi redistribuída para a UFRJ, onde é Professora do Departamento Vocal. Foi Coordenadora da Licenciatura em Música entre 2014 e 2015, Vice-Diretora entre 2015 e 2019, e Diretora da Extensão da Escola de Música da UFRJ entre 2019 e 2020. Como intérprete, privilegia o repertório camerístico dos séculos XX e XXI, sobretudo a música brasileira. Destaca-se seu trabalho, há 25 anos, com o Duo Adour: Andrea Adour, voz, e Fabio Adour, violão. Na Pós Graduação é coordenadora do Projeto Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África (2015) e do Grupo de Pesquisa Africanias. Pesquisa a música vocal brasileira desde 2004.

Published

2019-07-03

How to Cite

Opera, Race and Gender Under the Point of View of Black Artists. (2019). Revista Música, 19(1), 149-172. https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158115