The vocal technique and its relationship with the choral repertoire: a survey of the period from 2010 to 2020 and suggestions for vocal exercises
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.195737Keywords:
Vocal technique, Choral repertoire, Vocal strategies and proceduresAbstract
This research deals with the relationship between vocal technique and choral repertoire. The objective of this work is to discuss how the vocal technique constitutes a path that enables the execution of Brazilian music repertoire for choir. For this, a bibliographic survey was carried out on the topic, theses and dissertations on the CAPES Portal, from 2010 to 2020, as well as scientific journals and periodicals in the area of music, in order to find studies that dealt with the subject. , in addition to mapping the production on the subject in the area as a state of the art. From a sample of repertoire, some strategies and vocal procedures evaluated for a performance of each piece were outlined and suggested.
Downloads
References
ALMEIDA, Matheus Cruz Paes de. Canto coral como atividade de Educação Musical. Anais do XV Encontro Regional Sul da Abem, Montenegro - Brasil, ed. 15, p. 164 - 168, 2012. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ANAIS%20DO%20XV%20ENCONTRO%20REGIONAL%20DA%20ABEM%20SUL%202012.pdf.> Acesso em: 22 fev 2021.
ALMEIDA, Matheus Cruz Paes de. Escolhendo o repertório coral: uma tarefa de regentes? Revista Música Hodie, Goiânia - Brasil, v. 16, n. 2, p. 25 - 34, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/45212> Acesso em: 16 fev 2021.
CASTIGLIONI, Paula P. Qualificação artística de coros amadores. Campinas, 2017. 69 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5058400> Acesso em: 20 set 2019.
CLEMENTE, Louise. Estratégias didáticas no canto coral: estudo multicaso em três corais universitários da região da Vale do Itajaí. Florianópolis, 2014. 168 p. Dissertação ( Mestrado em Educação Musical ). Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: <https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a59.pdf> Acesso em: 02 mar 2021.
CLEMENTE, Louise e FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. O estado da arte da pesquisa sobre canto coral no Brasil e os principais temas relacionados à educação musical coral. Anais do XVI Encontro Regional Sul da Abem, Blumenau - Brasil, ed. 16, p. 1 - 18, 2014. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/regional_sul/regional_sul/paper/view/466> Acesso em: 02 mar 2021.
FERNANDES, Angelo José; KAYAMA, Adriana Giarola. A Música Coral dos Primórdios do Século XX aos Primórdios do Século XXI: a Composição para Coros e a Performance do Repertório Moderno/Contemporâneo. Revista Música Hodie, Goiânia - Brasil, v. 11, n. 2, p. 93 - 111, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/21808> Acesso em: 01 abr 2021.
HAUCK-SILVA, Caiti. "Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: laboratório coral do departamento de Música da ECA-USP". São Paulo, 2012. 179 f. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-143458/pt-br.php> Acesso em: 01 abr 2021.
LUCATTO, Maria Regina Tavares. Método de canto popular brasileiro de Marcos Leite: Uma pedagogia aplicada ao canto coral. Rio de Janeiro, 2014. 96 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2040075> Acesso em: 18 mar 2021.
MARTINS, Weider; SANTOS, Celso Luiz Gonçalves Junior. Canto coral: o uso do gesto como auxílio na afinação e na sonoridade. Revista Opus, Brasil, v. 22, n. 2, p. 283 - 302, 2016. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/402> Acesso em: 16 fev 2021.
MIRANDA, Ronaldo. Notas Contemporâneas: Ronaldo Miranda - Estúdio - 3ª parte. [Entrevista concedida a] Rosana Caramaschi. Museu da Imagem e do Som de São Paulo, São Paulo, 12 set 2012.
MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim; REIS, Angela Cristina Colognesi dos; OLIVEIRA, Edineide Dias de. Dinâmica de ensaio para coros de terceira idade: aspectos da preparação vocal e do estudo de repertório. Anais do XXIV Congresso da Abem, Campo Grande - Brasil, p. 197 - 211, 2019. Disponível em: <http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/325/197> Acesso em: 18 mar 2021.
PADOVANI, José Henrique; FERRAZ, Silvio. Proto-história, evolução e situação atual das técnicas estendidas na criação musical e na performance. Revista Música Hodie, UFG, v.11, n. 2, p. 11-35, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/21752> Acesso em: 29 set 2021.
PRUETER, Priscilla Battini. O Ensaio Coral sob a perspectiva da performance musical: abordagens metodológicas, planejamento e aplicação de técnicas e estratégias junto a corais amadores. Curitiba, 2010. 134 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/29367> Acesso em: 01 abr 2021.
SILVA, Luiz Eduardo. O ensino e a aprendizagem da técnica vocal em coros amadores a partir da concepção de regentes e cantores. Florianópolis, 2017. 161 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5016877> Acesso em: 20 set 2019.
VIEIRA, Gerônimo Brito. “Cantata para louvor e glória”, de Cleide Dorta Benjamim: preparo para a execução. Natal, 2015. Rio de Janeiro, 2014. 116 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2419169> Acesso em: 20 set 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Maicon Pereira Jacinto, Paulo Celso Moura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers : 146183/2020-7, 102078/2021-1.