Music in wartime: Artists’ social role in the context of II World War in Mário de Andrade and Fernando Lopes-Graça’s writing
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.200585Keywords:
Mário de Andrade, Fernando Lopes-Graça, Engaged Music, Second World War, Music CriticismAbstract
Considering Brazilian Mário de Andrade (1893-1945) and Portuguese Fernando Lopes-Graça (1906-1994), many-sided intellectuals and artists, as contemporary, we aim to analyze, in this paper, their approaches of artists’ social role and related questions, as concert music communicability in their writings, focusing in the context of the Second World War, and in books that circulated among both authors, as Lopes-Graça’s collections of music criticism Reflexões sobre a música (1941) and Música e Músicos Modernos (1943), his essay Introdução à Música moderna (1942) and the biography of Shostakovich by Victor Seroff, translated into Portuguese by Guilherme Figueiredo and with a preface by Andrade. We observe that n this period, both authors’ attention moves from the aesthetic contextualization of modernist composers to the understanding of their social role in the reality of each country.
Downloads
References
ALVARENGA, Oneyda. Música Popular Brasileña. Traducción de José Lión Depetre. México, Fondo de Cultura Económica, 1947.
ALVES, Ricardo António, CASCUDO, Teresa. Fernando Lopes-Graça e a Presença. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda/Câmara Municipal de Cascais, 2013.
ANDRADE, Mário de. A atualidade de Chopin, In: O Baile das quatro artes. São Paulo: Martins, 1963, p. 135-165.
ANDRADE, Mário de. A lição do guru (Cartas a Guilherme Figueiredo). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre música brasileira. Organização, estabelecimento de texto e notas de Flávia Camargo Toni. São Paulo: Edusp, 2020.
ANDRADE, Mário de. O Banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista, In: Aspectos da Literatura Brasileira. 5ª ed. São Paulo: Martins, 1974, p 231-255.
ANDRADE, Mário de. O samba rural paulista, In: ANDRADE, Mário de. Aspectos da música brasileira. 2 ed., São Paulo: Martins, 1975, pp 145-234.
ASSIS, Ana Cláudia de. Conversa com Fernando Lopes-Graça: trânsitos culturais na música brasileira. Revista Música Hodie, Goiânia, v.13 - n.2, 2013, p. 168-180. https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/28016/16044.
COLI, Jorge. Música Final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas: Editora da Unicamp. 1998.
DAMASCENO DE SÁ, Marina. Uma suave rudeza cruza o Atlântico: Diálogo entre Mário de Andrade & Adolfo Casais Monteiro - Aula 3. 04 de agosto de 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QLqkXVKlyRI. Acesso em 29 de junho de 2022.
FREEMAN, John W. Encarte de disco. Alemanha, BMG Music, Coleção A. Toscanini, RCA Victor Gold Seal, v. 22, 1991.
FULCHER, Jane. The Composer as Intellectual: Music and Ideology in France (1914-1940). New York: Oxford University Press, 2005.
FULCHER, Jane. Style musical et enjeux politiques en France à la veille de la Seconde Guerre mondiale. Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 110, décembre 1995. Musique et musiciens. p. 22-35. https://doi.org/10.3406/arss.1995.3159.
LOPES-GRAÇA, Fernando. A Música e o Homem. Manifesto, n. 1, Coimbra, janeiro de 1936, p. 10-12. Exemplar disponível na biblioteca de Fernando Lopes-Graça, Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, Cascais. Cota: FLG-MAN-001
LOPES-GRAÇA, Fernando. Através dos concertos de Paris: Vitalidade da Música Moderna. Revista de Portugal, n.9, Janeiro de 1940, p. 121-129. Disponível em https://digitalis-dsp.uc.pt/bg4/UCBG-RB-38-41_3/UCBG-RB-38-41_3_master/UCBG-RB-38-43/UCBG-RB-38-43_item1/P129.html. Acesso em 29 de junho de 2022.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Carta a João José Cochofel. Tomar, 27 de agosto de 1944. Seção de Reservados – Biblioteca Nacional de Portugal. Cota: E23/1730.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Lisboa, 03 de maio de 1945. Seção de Reservados – Biblioteca Nacional de Portugal. Cota: E23/1749.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Crónica musical. Música italiana; Os "Petit chanteurs à la croix de bois"; Concerto da Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Seara Nova, n. 645, 23 de dezembro de 1939, p. 149-150. Disponível em http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/visualizador?id=09913.027.009&pag=13. Acesso em 02 de julho de 2022.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Crónica Musical - o 2º aniversário da morte de Ravel Seara Nova, n. 647, 6 de janeiro 1940, p. 189. Disponível em http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/visualizador?id=09913.027.011&pag=9. Acesso em 30 de junho de 2022.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Crónica musical. Orquestra Sinfónica Nacional: Concerto de Música Francesa. Seara Nova, n. 651, 3 de Fevereiro de 1940, p. 269-270. Disponível em http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/visualizador/?id=09913.027.015&pag=9. Acesso em 2 de julho de 2022.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Crónica musical - Uma nova obra de Ernesto Hallfter: a "Rapsódia Portuguesa". Seara Nova n° 672, 29 de junho de 1940, p. 267-268. Disponível em http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/visualizador?id=09913.031.016&pag=7. Acesso em 30 de junho de 2022.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Dezassete canções tradicionais brasileiras. Partitura - coro misto a cappella. Manuscrito autógrafo, [1960] © 1976. Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria – Cascais.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Homenagem à música francesa na pessoa de Darius Milhaud. Seara Nova, n. 673. 6 de julho de 1940, p. 11-12. Disponível em http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/visualizador?id=09913.031.017&pag=11. Acesso em 29 de junho de 2022.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Introdução à música moderna. Lisboa: Edições Cosmos, 1942. Exemplar disponível no acervo de Mário de Andrade no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Localização: MA 780.4 G729i
LOPES-GRAÇA, Fernando. Música. Círculo de Cultura Musical: Música inglesa, o chefe de orquestra Malcolm Sargent e a violoncelista Guilhermina Suggia. Seara nova, n. 807. 30 de janeiro de 1943, p. 174-15. Disponível em http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/visualizador/?id=09913.033.011&pag=10. Acesso em 02 de julho de 2022.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Música. Círculo de Cultura Musical: A Orquestra Nacional de Madrid. Seara Nova, n. 818, 17 de Abril de 1943, p. 27-28. Disponível em http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/visualizador/?id=09913.036.002&pag=11. Acesso em 02 de julho de 2022.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Música e Músicos modernos: aspectos, obras, personalidades. Porto: Edições Lopes da Silva, 1943. Exemplar disponível no acervo de Mário de Andrade no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Localização: MA 780.4 G729m.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Reflexões sobre a música. Lisboa: Seara Nova, 1941. Exemplar disponível no acervo de Mário de Andrade no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Localização: MA 780.1 G729r.
LOPES-GRAÇA, Fernando. Sociedade de Concertos de Lisboa: A 1ª audição da Sinfonia de "Matias, o pintor" de Hindemith. Seara Nova, n. 768, 2 de maio de 1942, p. 188-190. Disponível em http://ric.slhi.pt/Seara_Nova/visualizador?id=09913.034.012&pag=14. Acesso em 01 de julho de 2022.
MORAES, Marcos Antônio de. Drácula e os moços. In: MORAES, Marcos Antônio de. Orgulho de jamais aconselhar: a epistolografia de Mário de Andrade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; FAPESP, 2007, p. 162-166.
QUE SE PASSERAIT-IL AVEC UN GOUVERNEMENT DE FRONT POPULAIRE? Candide. Jeudi, 28 novembre 1935. Disponível em https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k4677083m. Acesso em 29 de junho de 2022.
QUE SE PASSERAIT-IL AVEC UN GOUVERNEMENT DE FRONT POPULAIRE? Candide. Jeudi, 5 decembre 1935. Disponível em https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k46770841. Acesso em 29 de junho de 2022.
SALLA, Thiago Mio. Palavras em falso e literatura engajada nos anos 30: Mário de Andrade e ‘A raposa e o tostão’. Magma 9, 2006, p. 61-70. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2006.64381. Acesso em 02 de julho de 2022.
SEROFF, Victor. Dmitri Shostakovich. Rio de Janeiro: Empresa Gráfica “O Cruzeiro”, 1945.
STRAVINSKY, Igor. Chroniques de ma vie. Paris : Denoel, c1962.
STRAVINSKY, Igor. Exemplar disponível no acervo de Fernando Lopes-Graça no Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria – Cascais. Cota: FLG-M-291.
TONI, Flávia Camargo. Correspondência, IN: SILVA, Flávio (org.) Camargo Guarnieri – o tempo e a música. São Paulo; Rio de Janeiro: Imprensa Oficial; Funarte, 2001, p. 290.
TONI, Flávia Camargo. Mon cher élève: Charles Koechlin, professor de Camargo Guarnieri. Revista do IEB, n. 45. p. 107-122, set. 2007. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i45p107-122.
VIEIRA DE CARVALHO, Mário. Buscar a identidade na alteridade: Lopes-Graça e o conceito de “povo” na música tradicional. Revista Nova Síntese, nº 7, p. 157-166, 2012.
VIEIRA DE CARVALHO, Mário. Entre a autonomia da arte e a militância política: uma abordagem dialética. In: Lopes-Graça e a Modernidade Musical. Lisboa: Guerra e Paz Editores, 2017, p. 21-64.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Flávia Camargo Toni, Guilhermina Lopes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).