Estrutura normativa da lei n. 6.729 sobre concessões comerciais entre produtores e distribuidores de veículos automotivos terrestres

Autores/as

  • Miguel Reale

Palabras clave:

Convenções de marca e de categoria.

Resumen

O contrato de concessão comercial já adquiriu, no Direito brasileiro, uma configuração jurídica distinta, graças à doutrina e à jurisprudência. Dentre eles se destaca o contrato de concessão que rege as relações entre fabricantes e distribuidores de veículos automotivos terrestres, conforme as leis ns. 6.729/79 e 8.132/90. O que distingue essas leis é o fato de serem completadas mediante "convenções de marca" e "convenções de categoria", cuja natureza e atribuições são examinadas pelo autor. Na parte final do trabalho, o professor Reale defende a tese de que devem ser aplicadas as normas gerais do Código Civil e leis complementares, no caso de ser omissa a legislação especial, sendo invocada nesse sentido importante decisão de nossos tribunais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

1996-01-01

Número

Sección

Não definido

Cómo citar

Estrutura normativa da lei n. 6.729 sobre concessões comerciais entre produtores e distribuidores de veículos automotivos terrestres. (1996). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 91, 63-103. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67329