A memória em espiral: o projeto poético de Salgado Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.26.n.1.2025.209347Palavras-chave:
Salgado Maranhão, poesia negra brasileira, memória, identidade, teorias pós-coloniaisResumo
Conhecido pela intensa pesquisa de linguagem e versos herméticos, o projeto poético de Salgado Maranhão (1953 – ) articula o lirismo e a reflexão crítica da realidade, as marcas da História e sua formação biográfica, sujeito negro-nordestino, que tem na memória o manancial para expressar experiências subjetivas, como forma de reconstrução épico-lírica do passado, desvelando os traumas do sistema colonial que permanecem presentes na sociedade brasileira. O objetivo desse artigo é refletir sobre como a memória afeta a mitologia pessoal do poeta e ganha dimensão estruturante nesse universo poético, que busca plasmar seu estar-no-mundo a uma origem que foi fraturada pela experiência da modernidade.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. W. Discurso sobre a lírica e a sociedade. In COSTA LIMA, Luiz (org.). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. p. 343-354.
ANDRADE, Paulo. Mar e terra como espaços de perdas identitárias na poesia de Salgado Maranhão, In: ___ África e Brasil: culturas híbridas, identidades plurais. SILVANIA N. Chagas, (Org.). Salvador: EDUFBA, 2019.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas – estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EdUSP, 2003, p. XXIII.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis, Vozes, 2000.
GOMES, Laurentino. Escravidão. Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. Volume 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2019.
HALBWACHS, M. Apud BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. Companhia das Letras: São Paulo. 3. ed. 1994. p. 55.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARANHÃO, Salgado. Todos por um e um por todos. In: Ebulição da Escrivatura. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1978.
MARANHÃO, Salgado. A cor da palavra. Rio de Janeiro: Imago; Fundação Biblioteca Nacional, 2009.
MARANHÃO, Salgado. A casca mítica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.
MARANHÃO, Salgado. A Sagração dos lobos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
MARANHÃO, Salgado. Pedra de encantaria. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2021.
MARTINS, Marina de Miranda. Do mar ao ultramar: a transmigração do lioz português para São Luís do Maranhão. Revista de História da arte e arqueologia. UNICAMP, n. 19, p. 101-115, Campinas, jan.-jun. 2013.
MBEMBE, Achile. Necropolítica – Biopoder soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: Editora n-1, 2019.
NOGUEIRA, André. A infernal vida dos escravos tigre, obrigados a carregar fezes dos senhores. In: Aventuras na História, publicado em 25/04/2020. https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/a-infernal-vida-dos-escravos-tigre-obrigados-carregar-fezes-dos-senhores.phtml. Acesso em 10/05/2020.
ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y del azúcar. Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 1983.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul. 1992. p. 201, N 2178-1494.
Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.phpreh/article/view/1941/108>. Acesso em: 08 Jan. 2020.
SOUZA, Iracy Conceição. Salgado Maranhão. Rio de Janeiro. EdUERJ, 2012 (coleção Ciranda da Poesia).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo César Andrade da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









