v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação

					Visualizar v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação
Publicado: 2015-12-22
  • Editorial 28

    9-10
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.108434

Dossiê 28: Literatura e Educação

  • A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec

    Olivier Dezutter
    15-27
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98629
  • O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa

    Mafalda Moço, Inocência Luciano dos Santos Mata
    45-54
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98622
  • Memória e rememoração do acontecimento de leitura

    Brigitte Louichon
    55-72
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98630
  • Redes de papel, redes eletrônicas: os tempos da literatura e de seu ensino

    Marcelo Santos, Ana Carolina Sampaio Coelho
    73-87
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98657
  • Literatura e/ou educação

    Patricia Trindade Nakagome
    89-103
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98649
  • Ensinar literatura para além da literatura

    Daniel Puglia
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98569
  • Intruso, incômodo e urgente: lugares do testemunho No ensino de literatura

    Marcelo Ferraz De Paula
    121-142
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98658
  • Contribuição da estilística para o ensino da poesia

    José Hélder Pinheiro Alves
    143-160
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98636
  • Entre livros, leitores e realidade

    Márcio Araújo de Melo
    161-177
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.90221
  • Literatura & Alfabetização: impasses e possibilidades

    Hércules Tolêdo Corrêa, Aparecida Paiva
    179-198
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98628
  • Literatura e inclusão social: um olhar sobre reformas educacionais na contemporaneidade

    Marcelo Chiaretto
    199-215
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.97695
  • A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes

    Maria Amélia Dalvi, Cleonara Maria Schwartz, Arnon Tragino
    217-232
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98683
  • A leitura coletiva teatral (dialogando com a escola)

    Mei Hua Soares
    233-248
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98632
  • Literatura de massa na escola: uma proposta de letramento literário

    Ana Lúcia Espíndola, Flávio Amorim da Rocha
    249-261
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.89994
  • O conto em língua portuguesa em sala de aula

    Demétrio Alves Paz
    263-278
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98675
  • Imagens escolares na literatura: algumas reflexões

    Nilo Carlos Pereira Souza, André Cordeiro Teixeira
    279-294
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.96015
  • Leitura literária e vivência criativa no espaço carcerário

    Sheila Oliveira Lima, Henrique Furtado de Melo
    295-311
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98635

Entrevistas

  • Entrevista com Teresa Colomer sobre Educação Literária

    Claudio José de Almeida Mello
    315-328
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.100870
  • Entrevista com Benjamin Abdala Jr.

    Luís Fernando Prado Telles
    329-345
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.97919

Outros Textos

  • Colorindo Vogais

    Álvaro Cardoso Gomes
    349-363
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.97646
  • A Confissão de Lúcio ou o dandismo como educação às avessas

    Rafael Santana
    365-380
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98631
  • Fragmentos e repetições: diálogos entre a obra de Clarice Lispector e a arte minimalista

    Alexandre Rodrigues da Costa
    381-396
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.97800
  • Poesia de resistência e a luta por Direitos Humanos

    Cristiano Augusto da Silva Jutgla
    397-414
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98618

Resenhas

  • Apesar de tudo, ainda é possível ensinar literatura

    Benedito Antunes
    417-422
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98666
  • Onde estaes Felicidade?

    Maria Nilda de Carvalho Mota
    423-428
    DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98627