MÚSICA SERTANEJA: ENTRE A TRADIÇÃO, O MERCADO E A REPRESENTATIVIDADE

Autores

  • Paula Beatriz Coelho Domingos Faria Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p509-524

Palavras-chave:

Música Sertaneja, Cultura Brasileira, Legitimação, Tradição

Resumo

O trabalho discute a hipótese de busca da música sertaneja pela legitimação como gênero representante dos interiores do Brasil em contraposição com os argumentos ligados à estigmatização do gênero, considerando suas diversas vertentes, sua inserção na cultura de massa, o apelo ao melodrama e o afastamento de tradições consideradas importantes para a classificação como música rural. Para isso, são explorados conceitos como o de sertanejo universitário e o de MPB e recorre-se a estudiosos do tema como Alonso (2013 e 2015), Caldas (2004) e Candido (2010), além de pesquisadores ligados à música popular, como Wisnik (2004), Sandroni (2004) e Vianna (1995).

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Biografia do Autor

  • Paula Beatriz Coelho Domingos Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Comunicação e Sociedade e Especialista em TV, Cinema e Mídias Digitais pela mesma universidade.

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

MÚSICA SERTANEJA: ENTRE A TRADIÇÃO, O MERCADO E A REPRESENTATIVIDADE. (2023). Revista Alterjor, 28(2), 509-524. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p509-524