COMO REINVENTAR AS INDEPENDÊNCIAS NO CONTEXTO DA PLATAFORMIZAÇÃO, DA DATAFICAÇÃO E DA ECONOMIA DA ATENÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p37-47Palavras-chave:
economia da atenção, plataformização, ecologia das mídiasResumo
Num mundo plataformizado, movido pela dataficação e as estratégias de modulação algorítmica, como ter liberdade e independência com tanta concentração do poder midiático? O trabalho é uma exploração conceitual do contexto midiático atual e articula três perspectivas: a primeira faz uma retrospectiva da formação dos monopólios de informação e comunicação desde o século XIX; a segunda aborda a plataformização, a modulação algorítmica e a dataficação, centrais no mundo digital e na economia atual; a terceira traz a ecologia das mídias, perspectiva que trata o meio como uma ambiência que perpassa toda a existência. O resultado é a construção de um cenário que nos permite analisar os fenômenos comunicacionais atuais com profundidade e abrangência e buscar os caminhos para atuar com mais liberdade enquanto sujeitos e sociedade.
Downloads
Referências
BARICHELLO, E. M. da R.; CARVALHO, L. M. Entendendo as mídias sociais digitais a partir da ideia mcluhaniana de medium-ambiência. MATRIZes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 235-246, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v7i1p235-246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/56656. Acesso em: 04 jul. 2022.
BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância, resistência e dadosfera. São Paulo: UBU Ed., 2021.
BRAGA, A.; LEVINSON, P.; STRATE, L. Introdução à Ecologia das Mídias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Edições Loyola, 2019.
DIGILABOUR. A Sociedade da Plataforma: entrevista com José van Dijck. 06 mar. 19. Disponível em: https://digilabour.com.br/2019/03/06/a-sociedade-da-plataforma-entrevista-com-jose-van-dijck/. Acessado em: 12 set. 21.
MEDIA ECOLOGY. Interactive lecture with Lance Strate. In: Schools of Thought in Communication. Disponível em: https://youtu.be/ssAEfpTUnc8. Acessado em: 06 mai. 21.
Plataformização e midiatização. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL ECOLOGIA DE MÍDIA NO
CONTEXTO DA PLATAFORMIZAÇÃO. Com Elizabeth Saad (ECA-USP/COM+), Adriana Braga (PUC-Rio) e mediação de Nelia Del Bianco (UFOP/UnB). Grupo ConJor. 24 set. 21. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_tmPn9741Ec. Acessado em: 24 set. 21.
SILVEIRA, S.A. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In SOUZA, J.; AVELINO, R.; SILVEIRA, S. (org.). A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2018. p. 31-46.
SODRÉ, M. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
SCOLARI, Carlos. Ecología de los medios: Entornos, evoluciones e interpretaciones. Gedisa Editorial, 2015. Disponível em: .
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WAAL, M. The Platform Society: Public Values in a Connective World, USA: Oxford University Press, 2018. Disponível em: .
WU, T. Impérios da comunicação: do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
WU, T. The Attention Merchants: The Epic Struggle to Get Inside Our Heads. Vintage, 2016. Disponível em: .
WU, T. The curse of bigness: how corporate giants came to rule the world. New York: Columbia Global Reports, 2018. Disponível em: .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Roberta Vieira de Alcântara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0