A pesquisa aplicada em jornalismo na Região Nordeste: Uma análise dos principais temas abordados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v31i1p42-58Palavras-chave:
Pesquisa aplicada, Jornalismo, Nordeste, OPAJorResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar os principais temas abordados em pesquisas aplicadas publicadas em Jornalismo na região do Nordeste que de acordo com a plataforma Opajor apresenta um destaque nesses tipos de pesquisa quando comparada a outras regiões do país. Os trabalhos analisados foram publicados entre os anos de 2010 a 2024, nas quais os resultados apontaram que os temas voltados para inovação e jornalismo digital, tem se sobressaído a outros assuntos abordados, provando assim que os estudos de natureza aplicada dentro do jornalismo estão cada vez mais se aproximando às novas configurações que a profissão exige diante das adaptações que ela vem sofrendo nas últimas décadas.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CARVALHO, Guilherme; RIBEIRO, Alexsandro; FERRO, Jeferson. OPAJor: processo de produção de plataforma de publicações de pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil. Estudos em Comunicação, v. 18, n. 32, 2023.
FRANCISCATO, Carlos. Considerações metodológicas sobre a pesquisa aplicada em jornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES EM JORNALISMO (SBPJOR). 4., Brasília: Anais... Brasília: SBPJor,2006.
FRANCISCATO, Carlos. Delimitando um modelo de pesquisa aplicada em jornalismo. IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Nordeste – Salvador – BA. Anais..., 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0596-1.pdf. Acesso em 15 de junho de 2024
MACHADO, Elias. A pesquisa aplicada em Jornalismo como fator de
desenvolvimento. In: INTERCOM. 2005. Anais... Natal: INTERCOM, 2005.
MANUAL DE FRASCATI. Medição de atividades científicas e tecnológicas: Tipo de metodologia proposta para levantamentos sobre pesquisa e desenvolvimento experimental. OCDE, 2002. Disponível em <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0225/225728.pdf>. Acesso em: 07 jul 2016.
MARQUES DE MELO, José. História do Jornalismo: Itinerário crítico, mosaico contextual. São Paulo: Paulus, 2012
MEDITSCH, Eduardo. Estudos em Jornalismo. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Vol XXVII, n° 2, jul/dez 2004. São Paulo: INTERCOM, 2004, p. 93-107. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Vozes, 1986.
MOREIRA, S. V. Análise documental como método e técnica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação, v. 2, São Paulo: Atlas, 2005, p. 271-279.
NUNES, Ana Cecília Bisso. O que é inovação em mídia e jornalismo? uma análise de Media Labs e seus projetos . 2020. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/16641. Acesso em 28 de junho de 2024.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa – Projetos para Mestrado e Doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
SANTOS, Marcio Carneiro. Pesquisa aplicada em comunicação: O estranhamento da interdisciplinaridade que nos assombra. Comunicação & Inovação, v. 19, n.41, p. 18-33, set-dez 2018
KAWAMOTO, Kevin. Digital Journalism. Emerging Media and the Changing Horizonsof Journalism.New York, 2003
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emanuela Gueiros, Guilherme Gonçalves Carvalho, Alanna Della Possa Contador, João Figueira, Alexsandro Teixeira Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0