O pensamento de Montesquieu na era da comunicação digital

Autores

  • Diego Campos Salgado Braga Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
  • Ricaule Mendes de Aquino Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
  • Edwaldo Costa Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa https://orcid.org/0000-0002-3416-3815

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p4-20

Palavras-chave:

Comunicação digital, Poder, Regulamentação, Montesquieu

Resumo

A pesquisa analisa a relevância do pensamento de Montesquieu na era da comunicação digital. Destaca-se a necessidade de divisão de poderes e o papel das narrativas dominantes como formas de poder nas Big Techs. A abordagem metodológica é teórica, fundamentada em revisão bibliográfica. Montesquieu (2004) afirma que “todo homem que tem poder é levado a abusar dele”, princípio aplicado ao controle de dados por grandes corporações. Foucault (2014) argumenta que o poder opera pelo controle de saberes e narrativas. Plataformas digitais moldam percepções, influenciam comportamentos políticos e exigem regulamentação. A relação entre Foucault e Montesquieu sustenta a defesa de freios e contrapesos digitais. McLuhan (2005) contribui com a ideia de que o meio transforma a sociedade. A pesquisa propõe mecanismos democráticos para preservar a liberdade digital.

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Biografia do Autor

  • Diego Campos Salgado Braga, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

    Mestrando em Comunicação Digital pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), Pós-graduado em Direito Processual Penal (2010), Direito Eletrônico (2018), Direito Digital (2020) e Teologia (2023). Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás.

  • Ricaule Mendes de Aquino, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

    Mestrando em Comunicação Digital pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (1990), Pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela UNB – Brasília/DF em (1999). Atualmente é Servidor Público aposentado e Sacerdote do Culto Tradicional Iorubá.

  • Edwaldo Costa, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

    Pós-Doutor em Comunicação/Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Comunicação e Semiótica, Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Informática na Educação e Graduações em Comunicação Social/Jornalismo e Ciências da Computação. Foi professor de Comunicação Social/Jornalismo em Universidades e Centros Universitários em Minas Gerais e São Paulo. Coordenou o curso de Especialização em "Inteligência Estratégica", da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Desenvolveu projetos de Pesquisa e Extensão com apoio da FAPEMIG e CAPES. Na prática profissional trabalhou em órgãos de imprensa nacional e internacional. Atualmente integra a equipe de Comunicação da Marinha do Brasil e cursa pós-doutorado em Saúde e Comunicação na Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University Canadá. É membro imortal da Academia de Letras do Brasil do Distrito Federal, ocupando a cadeira de número 53. Título Honorífico de Embaixador da Paz, concedido pela OMDDH (Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos), inscrita na ONU (Organização das Nações Unidas). 

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Braga, D. C. S. ., Aquino, R. M. de ., & Costa, E. (2025). O pensamento de Montesquieu na era da comunicação digital. Revista Alterjor, 32(2), 4-20. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p4-20