O pensamento de Montesquieu na era da comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p4-20Palavras-chave:
Comunicação digital, Poder, Regulamentação, MontesquieuResumo
A pesquisa analisa a relevância do pensamento de Montesquieu na era da comunicação digital. Destaca-se a necessidade de divisão de poderes e o papel das narrativas dominantes como formas de poder nas Big Techs. A abordagem metodológica é teórica, fundamentada em revisão bibliográfica. Montesquieu (2004) afirma que “todo homem que tem poder é levado a abusar dele”, princípio aplicado ao controle de dados por grandes corporações. Foucault (2014) argumenta que o poder opera pelo controle de saberes e narrativas. Plataformas digitais moldam percepções, influenciam comportamentos políticos e exigem regulamentação. A relação entre Foucault e Montesquieu sustenta a defesa de freios e contrapesos digitais. McLuhan (2005) contribui com a ideia de que o meio transforma a sociedade. A pesquisa propõe mecanismos democráticos para preservar a liberdade digital.
Downloads
Referências
ANTONOPOULOS, Andreas M. The Internet of Money. 2. ed. Nova York: Merkle Bloom LLC, 2017.
COSTA, Inês da Silva. A proteção da pessoa na era dos big data: a opacidade do algoritmo e as decisões automatizadas. Revista Electrónica de Direito, Porto, n. 1, v. 24, fev. 2021. DOI: 10.24840/2182-9845_2021-0001_0004. Disponível em: https://www.cije.up.pt/revista-red. Acesso em: 31 ago. 2024.
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: ____. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. p. 219-226.
FELINTO, Erick. Da teoria da comunicação às teorias da mídia. Revista do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, v. 14, n. 1, 2011.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 27. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2015.
FURBINO, Meire; SILVA, Camila Ramos Celestino. Panoptismo digital e privacidade límbica: o ciclo de monetização de dados e a redefinição de padrões comportamentais como risco aos direitos fundamentais. Revista EJEF, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, 2023.
GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Mediações – Revista de Comunicação, Cultura e Mídia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95-121, jan./abr. 2018.
GOLUMBIA, David. The Politics of Bitcoin: Software as Right-Wing Extremism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.
JOHNSON, David R.; POST, David G. Law and borders: the rise of law in cyberspace. Stanford Law Review, Stanford, v. 48, n. 5, p. 1367-1402, 1996.
KAISER, Brittany. Manipulados: como a Cambridge Analytica e o Facebook invadiram a privacidade de milhões e botaram a democracia em xeque. São Paulo: Harlequin, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARIANO DA ROCHA BARICHELLO, Eugênia Maria; TEIXEIRA WEBER DALL AGNESE, Carolina. A tétrade mcluhaniana como método para investigar as reconfigurações do jornalismo no ecossistema midiático. Revista FAMECOS, v. 26, n. 1, p. 30928, 5 ago. 2019.
MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. 17. ed. São Paulo: Cultrix, 2005.
MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. O espírito das leis: as formas de governo, a federação, a divisão dos poderes. Tradução de Pedro Vieira Mota. São Paulo: Saraiva, 2004.
MÜLLER, Adalberto. As contribuições da teoria da mídia alemã para o pensamento contemporâneo. Pandaemonium Germanicum. Revista de Estudos Germanísticos, n. 13, p. 107-126, 2009.
ARIDA, Pérsio. A pesquisa em Direito e em Economia: em torno da historicidade da norma. 2005. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/revdireitogv/article/viewFile/35258/34055. Acesso em: 31 ago. 2024. p. 16.
SILVEIRA, Fabrício. A galáxia de McLuhan. Verso e Reverso, v. 25, n. 59, 6 set. 2011.
SODRÉ, Muniz. A ruptura paradigmática da comunicação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2023. p. 19-27.
VAN DIJCK, José. A cultura da conectividade: uma história crítica das mídias sociais. Tradução de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diego Campos Salgado Braga, Ricaule Mendes de Aquino, Edwaldo Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
