Mídia odiosa, alienação política e estrutura autoritária da sociedade brasileira

Authors

  • Emerson Ike Coan Faculdade de Comunicação "Cásper Líbero". Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo".

Keywords:

Teoria crítica. Antissemitismo. Ódio político. Sociedade do Espetáculo. Autoritarismo brasileiro.

Abstract

A pesquisa pretende compreender a espetacularização do ódio político na sociedade brasileira atual. A partir da teoria do antissemitismo formulada por Adorno e Horkheimer, o estudo destacará suas teses para discutir a postura odiosa adotada por parte da mídia em relação à instituição de uma sociedade democrática no Brasil. Tal discussão, por estar inserida na contemporaneidade da crítica da sociedade do espetáculo elaborada por Guy Debord, implicará versar sobre a perda do controle da política pelos cidadãos e pelos movimentos sociais, como crítica da alienação política no contexto do neoliberalismo. As dificuldades específicas que a sociedade brasileira coloca para a instituição de uma sociedade democrática e para a crítica da alienação política serão consideradas, de acordo com Marilena Chaui, em relação ao mito da não violência e ao autoritarismo social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Emerson Ike Coan, Faculdade de Comunicação "Cásper Líbero". Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo".

    Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo" na Faculdade de Comunicação "Cásper Líbero".

    Mestre em Comunicação pela Faculdade de Comunicação "Cásper Líbero"

    Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP

References

Published

08-08-2017

How to Cite

COAN, Emerson Ike. Mídia odiosa, alienação política e estrutura autoritária da sociedade brasileira. Alterjor Journal, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 120–144, 2017. Disponível em: https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/131910. Acesso em: 28 feb. 2026.