DRAMA COMO UMA POSSIBILIDADE TEATRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p68-79Palavras-chave:
Drama, Educação Infantil, Pedagogia do Teatro, InfânciaResumo
A proposta de pesquisa, de que trata o presente texto, consistiu em uma investigação teórico-prática, em nível de doutorado, acerca da defesa do Drama como um encaminhamento metodológico possível para o trabalho com a linguagem teatral na Educação Infantil. Como base teórica, utilizou-se dos escritos de autores ingleses sobre esse método, assim como estudiosos brasileiros do tema, sobretudo Beatriz Cabral e Flávio Desgranges. Por meio da realização de 9 experimentos com crianças entre 2 e 6 anos, foi possível constatar a proximidade entre a proposta do Drama e as especificidades do trabalho pedagógico desenvolvido nesse segmento de ensino e discutir novas possibilidades de exploração da linguagem teatral com crianças.
Downloads
Referências
BOWELL, Pamela; HEAP, Brian S. Planning Process Drama: enriching teaching and learning. Londres: Routledge Taylkor & Francis Group, 2013.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
O’NEILL, Cecily. Drama Worlds: a framework for process drama. Portsmouth, Heinemann, 1995.
O’TOOLE. John. The Process of Drama: negotiating art and meaning. Londres: Routledge, 1992.
PASQUALINI, Juliana C. A perspectiva histórico-dialética do desenvolvimento infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, vol.14, no.1, 2009.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista aSPAs
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.