DRAMA COMO UMA POSSIBILIDADE TEATRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Diego de Medeiros Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p68-79

Palavras-chave:

Drama, Educação Infantil, Pedagogia do Teatro, Infância

Resumo

A proposta de pesquisa, de que trata o presente texto, consistiu em uma investigação teórico-prática, em nível de doutorado, acerca da defesa do Drama como um encaminhamento metodológico possível para o trabalho com a linguagem teatral na Educação Infantil. Como base teórica, utilizou-se dos escritos de autores ingleses sobre esse método, assim como estudiosos brasileiros do tema, sobretudo Beatriz Cabral e Flávio Desgranges. Por meio da realização de 9 experimentos com crianças entre 2 e 6 anos, foi possível constatar a proximidade entre a proposta do Drama e as especificidades do trabalho pedagógico desenvolvido nesse segmento de ensino e discutir novas possibilidades de exploração da linguagem teatral com crianças.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Professor colebortador do curso de Licenciatura em Teatro da UDESC na área de Pedagogia do Teatro.

Referências

BOWELL, Pamela; HEAP, Brian S. Planning Process Drama: enriching teaching and learning. Londres: Routledge Taylkor & Francis Group, 2013.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

O’NEILL, Cecily. Drama Worlds: a framework for process drama. Portsmouth, Heinemann, 1995.

O’TOOLE. John. The Process of Drama: negotiating art and meaning. Londres: Routledge, 1992.

PASQUALINI, Juliana C. A perspectiva histórico-dialética do desenvolvimento infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, vol.14, no.1, 2009.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

Pereira, D. de M. (2014). DRAMA COMO UMA POSSIBILIDADE TEATRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Aspas, 4(2), 68-79. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p68-79