Musical act-spectacle Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos: the State’s genocidal politics, mass incarceration, and social movements on stage

Authors

  • Raquel Parras Universidade Federal da Bahia
  • Walmick de Holanda Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p219-234

Keywords:

mass incarceration, prison system, creative process, chorus, social movement

Abstract

This study aims to explore the themes and dynamics of the creative process behind the theatrical production Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos, directed by Rogério Tarifa, which premiered in 2017 at the Teatro Laboratório of USP. It draws connections with epic theater, Bertolt Brecht’s didactic plays, and Cecilia Almeida Salles’ the proposal of the creative process on a web. Its central theme addresses the prison system and the genocidal policies of the State, directly linked to mass incarceration and the extermination of the Brazilian Black and marginalized populations. The production was carried out at a School of Dramatic Arts with graduating students from Class 66 and featured the active collaboration and participation from members of the social movement Mães em Luto da Zona Leste and the group Mulheres Livres, born from the Voz Própria Project, led by singer and professor Carmina Juarez — a project involving over 200 incarcerated women from the Capital Women’s Penitentiary. This study also seeks to show how the Performing Arts can strengthen actions, discussions, and radical transformations that support individuals who are or have been involved with the criminal justice system and those who have lost loved ones to State violence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Raquel Parras, Universidade Federal da Bahia

    Raquel Parras é artista da corporalização, mestre e doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) com licenciatura em Teatro, atriz formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP) e produtora de ofício. Atualmente colabora com a produção do projeto de extensão “Imersão Oceânica” coordenado pela Prof. Dra. Ciane Fernandes (PPGAC/UFBA). Pesquisa Somática e Artes Cênicas com foco na experiência pelo movimento em criações ecoperformativas. Produz, participa e colabora com artistas do teatro, da dança, do cinema e da educação. Lecionou Artes no ensino fundamental I e II, nos setores público e privado, entre 2015 e 2023, além de ministrar Corpo e Movimento na educação infantil, no setor privado. 

  • Walmick de Holanda, Universidade Federal do Ceará

    Ator, mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP). Pós-graduado em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Licenciado em Artes (Teatro) pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Graduado em Artes Cênicas pelo IFCE e em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Concluiu a primeira turma do Curso da Escola Pública de Teatro Vila das Artes (Fortaleza-CE). Em 2009 cursou audiovisual na Universidad de Salamanca (Espanha) como bolsista do programa de intercâmbio acadêmico, e participou da Odin Week (Holstebro - Dinamarca) junto ao grupo Odin Teatret, de Eugênio Barba. É o idealizador do projeto “QUARENTENA Filmes”, no qual adapta obras do Teatro e da Literatura Mundial para toymovies. Atuando profissionalmente no Teatro desde 2005, integrou o elenco de diversos espetáculos em Fortaleza e São Paulo. Na publicidade atua como ator, locutor e modelo plus size. Na TV integrou o elenco da microssérie Mãe Possível – com Hel Mother – (GNT), e fez participação na série Hard (HBO) e na novela Poliana Moça (SBT).

References

ALVES, Matheus. Uma conversa com Nduduzo Siba, artista imigrante que o governo quer expulsar do Brasil. Nonada Jornalismo, 16 mar. 2022. Disponível em: https://www.nonada.com.br/2022/03/uma-conversa-com-nduduzo-siba-artista-imigrante-que-o-governo-quer-expulsar-do-brasil/. Acesso em: 6 ago. 2025.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – Infopen: atualização junho de 2016. Brasília, DF: Ministério da Justiça e Segurança Pública, 2017. Disponível em: https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/infopen-levantamento-1.pdf. Acesso em: 1 ago. 2025.

BRASIL. Observatório Nacional dos Direitos Humanos disponibiliza dados sobre o sistema prisional brasileiro. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 3 fev. 2025a. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/observatorio-nacional-dos-direitos-humanos-disponibiliza-dados-sobre-o-sistema-prisional-brasileiro. Acesso em: 1 ago. 2025.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Secretaria Nacional de Políticas Penais. Relatório de Informações Penais – RELIPEN: 2º semestre de 2024. Brasília, DF: SENAPPEN, 2025b. Disponível em: https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen/relatorios/relipen/relipen-2o-semestre-de-2024.pdf. Acesso em: 23 ago. 2025.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

CONCILIO, Vicente. BadenBaden: modelo de ação e encenação no processo com peça didática de Bertolt Brecht. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

DESACATO. Conheça a campanha #NduduzoTemVoz. Desacato, 2018. Disponível em: https://desacato.info/conheca-a-camapnha-nduduzotemvoz/#google_vignette. Acesso em: 13 ago. 2025.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública: 2025. São Paulo: FBSP, 2025. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2025/07/anuario-2025.pdf. Acesso em: 01 ago. 2025.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MÃES EM LUTO DA ZONA LESTE. Organização. Brasil de Direitos, 2025. Disponível em: https://www.brasildedireitos.org.br/organizacao/maes-em-luto-da-zona-leste/. Acesso em: 13 ago. 2025.

MARCOS, Plinio. Inútil canto e inútil pranto pelos anjos caídos. São Paulo: Ed. Parma, 1977.

NICOLAU, Analice. Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, aponta novo levantamento. Jornal de Brasília, 4 fev. 2025. Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/blogs-e-colunas/analice-nicolau/brasil-tem-a-terceira-maior-populacao-carceraria-do-mundo-aponta-novo-levantamento. Acesso em: 01 ago. 2025.

QUEIROZ, Nana. Presos que menstruam: a brutal vida das mulheres nas prisões brasileiras. São Paulo: Planeta, 2015.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: Construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2016.

TARIFA, Rogério. Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos. Turma 66 EAD/ECA/USP. São Paulo, 2017.

VARELLA, Drauzio. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

VARELLA, Drauzio. Prisioneiras. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Published

2025-12-23

How to Cite

Parras, R., & Holanda, W. de. (2025). Musical act-spectacle Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos: the State’s genocidal politics, mass incarceration, and social movements on stage. Revista Aspas, 15(2), 219-234. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p219-234