Lançamento da Revista Aspas 6.1 – O espectador contemporâneo

2016-06-30

Já está no ar a nova edição da Revista Aspas, que traz como eixo temático discussões acerca do “espectador contemporâneo”. Esse número comemora os cinco anos de existência da Revista Aspas, marcados pela ampliação do debate acadêmico sobre temas e  formas da área de artes cênicas, sem nunca perder foco na questão metodológica das pesquisas mais recentes (ou mesmo em andamento).


A edição celebra ainda uma parceria com o Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP que, nesta edição, assina como correalizador da revista, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC, da ECA/USP.


O número 6.1 da Aspas também se destaca pelo fortalecimento das seções Desenhos de Pesquisa e Forma Livre, que apontam para uma diversidade de maneiras de pensar e fazer pesquisas/ensaios na área.


Para afirmar seu compromisso com o desenvolvimento do campo das artes cênicas, esse número constrói um esboço de algumas das principais tendências no tratamento do espectador teatral na atualidade.


Mas quem é esse espectador? O exemplo do texto convidado para a Seção Especial, A nossos inimigos, do pesquisador espanhol Óscar Cornago, nos mostra que o diálogo com o conceito de público pode surgir simultaneamente no plano estético e político. Os artigos cumprem a função de uma cartografia das pesquisas da área e promovem avanços significativos na formação do campo de pesquisa que trata do espectador.


Boa leitura!


Os editores