Abordagem descolonial e ensino de geografia: uma análise a partir de um livro didático do 5º ano

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.214161

Mots-clés :

Questões étnicos-raciais, Descolonialidade, Geografia escolar, Livro didático

Résumé

O paradigma da descolonialidade busca ações para conceber um mundo mais justo e igualitário. Nesse âmbito, o pensamento crítico-reflexivo, exercitado na escola, contribui para a análise das questões étnico-raciais brasileiras numa perspectiva descolonial. O objetivo deste artigo é refletir e apresentar possibilidades de como abordar uma Geografia Escolar descolonial, a partir do livro didático e de outras ferramentas didático-pedagógicas. Metodologicamente, este estudo tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, constituindo-se também como descritivo e exploratório. O livro didático selecionado foi “Geografia” do 5º ano (2018), de Cândido da Silva. Nele, foram analisados o capítulo 1, “A população”, e o capítulo 2, “O povo brasileiro”. Os resultados apontam que as imagens e os discursos do livro expõem a figura do negro como sendo pobre, oprimido e às margens da sociedade. Estratégias didático-pedagógicas, como a construção de poesias e outros gêneros textuais, possibilitarão, aos alunos, refletirem acerca das questões étnico-raciais, visando combater o pensamento colonialista.

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Biographie de l'auteur

  • Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/Faculdade de Ciências e Tecnologia

    Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/Faculdade de Ciências e Tecnologia. Bolsista da CAPES/PROEX.

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Publiée

2024-10-29

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

LEITE DOS SANTOS, Anderson Felipe. Abordagem descolonial e ensino de geografia: uma análise a partir de um livro didático do 5º ano . GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 28, n. 2, 2024. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.214161. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/214161.. Acesso em: 3 déc. 2024.