Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman

Autores/as

  • Flavio Quintale Neto

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2005.73703

Palabras clave:

Romance de formação, Goethe, humanismo, práxis e contemplação

Resumen

Neste artigo tenta-se compreender o sentido do chamado Romance de Formação. É feita uma curta analise do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe, obra modelo desse gênero narrativo. Argumenta-se que Goethe propõe, como ideal de busca para a formação do homem Humanista, a união entre a práxis e a contemplação. Discute-se também o Romance de Formação antimodelo: Henrique de Ofterdingen de Novalis.

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Biografía del autor/a

  • Flavio Quintale Neto

    O autor é doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e professor dos cursos de Letras e Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo.

Publicado

2005-12-17

Número

Sección

Literatura – Literatur

Cómo citar

QUINTALE NETO, Flavio. Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 9, p. 185–205, 2005. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2005.73703. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/73703.. Acesso em: 21 jul. 2024.