Ser professor em tempo de reconstrução: manter o foco e reluzir o brilho da alegria motivadora
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v14i14p235-255Palavras-chave:
Professor, Reconstruir, Memória, Alegria, BrilhoResumo
O artigo reflete a percepção de um professor que acredita que estamos vivendo um momento nebuloso no Brasil. O autor encontra ressonância em Ressa quando afirma que as fake news e as plataformas digitais alimentadas por mentiras causam grande destruição. Ele acredita que o brilho do conhecimento oferecido pela escola é parte importante do antídoto que pode erradicar esse mal. E encontra respaldo em Csikzentmihalyi, Gardner, Freire e Gainza.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo. Editora Brasiliense. 1987.
KLEE, Paul. Teoria del moderno. Buenos Aires: Ediciones Caldén, 1976.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A Descoberta do Fluxo: a Psicologia do Envolvimento com a Vida Cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Fluir - A Psicologia da Experiência Óptima: Medidas para Melhorar a Qualidade de Vida. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2002.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow, the secret to happiness FLOW, THE SECRET TO HAPPINESS. TED Ideas worth spreading. On line. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=fXIeFJCqsPs>. Acesso em 13/04/2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de pedagogia musical. São Paulo: Summus, 1988.
GARDNER, Howard. As Artes e o Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MELLO, Regina Lara Silveira. O processo criativo em arte: percepção de artistas visuais. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) – PUC Campinas – Campinas, 2008.
O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. 1. ed. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PEREIRA, Alexander. A alegria motivadora na escola e a contribuição da música. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo, 2021.
PITHON, Mariana; CAMPOS, Nathalia. Poemas russos. Belo Horizonte: FALE/UFMG. 2011.
RESSA, Maria. Como enfrentar um ditador: a luta pelo nosso futuro. São Paulo: Companhia das letras, 2022.
ROXO, o mundo segundo Ana Roxo. POESIA F* DA SEMANA: A Extraordinária aventura vivida por Vladimir Maiakovski no Verão na Datcha. 02 de outubro de 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uLCfdC1RBn0&t=144s. Acesso em 20 de dezembro de 2021.
SÂMARA, Maria do Carmo Lizarzaburu Abi. O processo de criação do artista-artesão no encontro com a matéria. Dissertação Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018.
SCHAFER, Raymond Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
SNYDERS, Georges. Alunos Felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ALEXANDER PEREIRA
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).