Literaturas infantis e a educação infantil no centro da cruzada antigênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693.2025.v9i2p35-61

Palavras-chave:

Educação Infantil, “ideologia de gênero”, literatura infantil

Resumo

Este artigo aborda a questão das ofensivas conservadoras antigênero na educação das crianças, a partir de episódios polêmicos envolvendo a tentativa de censura de livros de literatura infantil no contexto de escolas da região metropolitana de São Paulo. Os casos analisados representam o cenário social, político e cultural que vivenciamos nos últimos anos, revelando a marcante e incisiva presença de ativismo religioso que encontra na “ideologia de gênero” um artefato de persuasão. Como referencial teórico, este estudo se apoia em pesquisas sobre a literatura infantil e diversidade de gênero, que apontam para os estereótipos de gênero presentes nesses artefatos culturais produzidos para crianças e problematizam as mensagens voltadas para as normatizações de gênero. As reflexões sobre tais ameaças e denúncias revelam uma possibilidade de tirar da invisibilidade essa problemática.

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Publicado

2025-05-03

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Lacerda, P. B. de ., & Finco, D. (2025). Literaturas infantis e a educação infantil no centro da cruzada antigênero. Revista Estudos Culturais, 10, 35-61. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693.2025.v9i2p35-61