Orquestra Errante
uma prática musical entranhada na vida
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.171957Palabras clave:
Improvisação, Processos de subjetivação, Individuação, Gilbert Simondon, Gilles Deleuze, Orquestra erranteResumen
Neste artigo pretendo descrever, investigar e refletir sobre o ambiente criativo da Orquestra Errante em suas relações com a improvisação e com processos de subjetivação e individuação. Me interessa também discutir em que medida e de que forma a improvisação interage com determinadas configurações socioculturais e políticas. Para isso, pretendo examinar registros (escritos, gravados e filmados) de ensaios e apresentações, e realizar entrevistas e conversas com integrantes do grupo. Neste tipo de investigação é importante saber o que os seus integrantes falam de si no ambiente da orquestra. Alguns conceitos de Gilles Deleuze e Gilbert Simondon serão utilizados para subsidiar estas reflexões.
Descargas
Referencias
COSTA, Rogério. A improvisação livre, a construção do som e a utilização das novas tecnologias. Música Hodie, Goiânia, v. 15, p. 119-131, 2015.
COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.
COSTA, Rogério.Transversalidades: Música e Políticas. Transversalidade/Série Diálogos com o Som, Org. Amorim, Felipe e Zille J. A. Baêta, Belo Horizonte: Ed. UEMG, 2017.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs 1. São Paulo: Editora 34, 2004.
FOUCAULT, Michel. (2002 [1967 – versão da publicação de 1984]). Outros espaços. In: Ditos e escritos: Estética, literatura, pintura, música e cinema. Trad.: Manoel B. da Motta. Rio de Janeiro, Ed. Forense, pp. 411-422.
FRITH, S. Music and Identity. HAL, Stuart; DU GAY, Paul (Ed.). Questions of Cultural Identity. London: SAGE Publications, 1996.
PRESSING, Jeff: Cognitive Processes in Improvisation, in Cognitive Processes in the Perception of Art, ed. W. Ray Crozier and Anthony J. Chapman, Amsterdam: Elsevier, 1984.
PRÉVOST, Edwin. The First Concert: An Adaptive Appraisal of a Meta Music. Essex: Copula – an imprint of Matchless Recordings and Publishing, 2011.
ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N – 1 Edições, 2018.
SIMONDON, Gilbert, A Gênese do Indivíduo. Cadernos de Subjetividade. Tradução de Ivana Medeiros. Reencantamento do Concreto. São Paulo: Hucitec, 2003, pp. 99-117
SMALL, Christopher. Musicking: The meanings of performing and listening. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rogério Luiz Moraes Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).