O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa

Autores

  • Mafalda Moço Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Inocência Luciano dos Santos Mata Professora Auxiliar do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98622

Palavras-chave:

texto literário, pedagogia intercultural, consciência intercultural, diálogo intercultural

Resumo

Num mundo em que a diferença se tornou conflitiva, por várias razões, é imperativo apostar numa educação intercultural que fomente não apenas o contacto mas o diálogo com o outro. Neste artigo, pretendemos refletir sobre o modo como o diálogo entre culturas pode ser implementado no contexto do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, a partir do texto literário. Baseámo-nos nas propostas teóricas de Abdallah-Pretceille (1996), relativamente à pedagogia intercultural, de Carlo (1998), para a definição de intercultural, e de Esteves (1991), para a reflexão sobre o papel do texto literário na aula de português.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mafalda Moço, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    Mafalda Moço é natural Mira de Aire – Leiria, Portugal. Licenciou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos em 2009, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2012, nessa mesma instituição e sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Inocência Mata e da Profª. Drª. Maria José Grosso, concluiu o Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa, com a apresentação de uma dissertação intitulada: “O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa”. Atualmente é doutoranda em Língua e Cultura Portuguesa (Língua estrangeira/Língua segunda), mantendo como orientadora a Prof.ª Dr.ª Inocência Mata. Iniciou a sua atividade profissional em 2010 como professora de Português Língua Estrangeira e, atualmente, exerce funções de docente no Curso de Língua e Cultura Portuguesa (curso semestral e curso de verão) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Paralelamente, em 2010, colaborou na elaboração de um Dicionário de Termos de Aquisição e Aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, projeto que se encontra ainda em desenvolvimento.

  • Inocência Luciano dos Santos Mata, Professora Auxiliar do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    Inocência Mata é natural da Ilha do Príncipe – São Tomé e Príncipe, doutorada em Letras (Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) pela Universidade de Lisboa, Pós-doutorada em Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization – pela Universidade da Califórnia – Berkeley. Como professora da Universidade de Lisboa, desde 1990, ministra, entre outras, as disciplinas Literaturas Pós-coloniais Comparadas, Literaturas de Língua Portuguesa, Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais, Culturas e Civilizações Africanas e desenvolve pesquisa sobre Literaturas Africanas, centrada na questão do Pós-colonialismo e nos processos de encontro cultural e contextos multiculturais. Autora várias obras na área, da qual podem ser destacadas as produções mais recentes: A Literatura Africana e a Crítica Pós-Colonial: Reconversões (2007), Polifonias Insulares: Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe (Lisboa: 2010); Ficção e História na Literatura Angola: o Caso de Pepetela (Luanda: 2010/Lisboa: 2011); Francisco José Tenreiro: as Múltiplas Faces de um Intelectual (Lisboa: 2011), para além de obras de autoria partilhada, a saber: Mário Pinto de Andrade: um Intelectual na Política (2001), A Poesia e a Vida: Homenagem a Alda Espírito Santo (2006), A Mulher em África: Vozes de uma Margem sempre Presente (2007); Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa: Homenagem a João Malaca Casteleiro (2007); Boaventura Cardoso: a Escrita em Processo (2005); When Things Came Together: Studies on Chinua Achebe (2009).

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar

MOÇO, Mafalda; MATA, Inocência Luciano dos Santos. O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 45–54, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i28.98622. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98622.. Acesso em: 30 dez. 2024.