Futebol, comunicação e ideologia: uma protesto da torcida organizada da Fiel na “imprensa alternativa” e na “imprensa tradicional”
Palavras-chave:
Futebol, Comunicação, Ideologia, Torcidas Organizadas, Poder.Resumo
Este trabalho objetiva compreender como um protesto da torcida Gaviões da Fiel foi simbolicamente construído em uma matéria da Mídia Ninja e em uma da Rede Globo e como essas construções simbólicas se entrecruzam com relações de dominação. Para responder a esse objetivo, apoiei-me nos conceitos de ideologia de John B. Thompson e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Entre outras coisas, concluí que a matéria da Rede Globo é potencialmente ideológica na medida em que reforça o estigma de violência posto sobre as torcidas organizadas. Já a da Mídia Ninja é potencialmente crítica na medida em que realça a opressão sofrida por essas torcidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0