As técnicas de entrevista utilizadas pelos jornalistas do Jornal Nacional com os presidenciáveis 2018
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p230-255Palavras-chave:
Telejornalismo, Entrevista na televisão, Técnicas de entrevista, Jornal Nacional, Eleições 2018Resumo
Este trabalho buscou analisar as técnicas utilizadas por William Bonner e Renata Vasconcellos, a partir das abordagens realizadas na série de entrevistas do Jornal Nacional, com os candidatos à presidência das eleições de 2018 no Brasil. O objetivo foi verificar de que forma os jornalistas fizeram o uso das técnicas para conduzirem os diálogos e elencar quais foram as principais técnicas utilizadas. As perspectivas metodológicas foram embasadas na Análise de conteúdo e a pesquisa foi de caráter qualitativo.
Downloads
Referências
MEMÓRIA GLOBO. A abertura política e o noticiário de Brasília. Disponível http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais/jornal-nacional/aabertura-politica-e-o-noticiario-de-brasilia.htm. Acesso em: 16 ago. 2019.
AIRES, Hilton Boenos; MELO, Arquimedes Fernandes Monteiro de. A corrupção política e o seu papel na formação da identidade política brasileira. RJLB. v. 1, n. 6, p. 567-609, 2015.
INFOMONEY. Ana Amélia Lemos: quem é a senadora escolhida para ser a vice de Geraldo Alckmin?. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/politica/ana-amelia-lemos-quem-e-a-senadoraescolhida-para-ser-a-vice-de-geraldo-alckmin/. Acesso em: 25 out. 2019.
KANTAR IBOPE MEDIA. Audiência do horário nobre – 15 mercados – 27/08 A 02/09/2018. Kantar Ibope Media. Disponível em https://www.kantaribopemedia.com/audiencia-do-horarionobre-15-mercados-2708-a-02092018/. Acesso em 16 ago. 2019.
AZEVEDO, Fernando. Corrupção, mídia e escândalos midiáticos no Brasil. Debate, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 14-19, 2010.
BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de Telejornalismo: os segredos da notícia de TV. Rio de Janeiro: Elsevier. 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: edição revista e atualizada. Lisboa: Edições 70, 2014.
BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. 13 ed. Brasília: Editora UnB, 2008.
Bolsonaro: reviravoltas na campanha de um candidato polêmico. PROPMARK, 2 out. 2018. Disponível em: https://propmark.com.br/especial-marketing-politico2018/bolsonaro-reviravoltas-na-campanha-de-um-candidato-polemico/. Acesso em: 24 out. 2019.
BORGES, André; VIDIGAL, Robert. Do lulismo ao antipetismo? Polarização, partidarismo e voto nas eleições presidenciais brasileiras. Campinas: Opinião Pública, 2017.
BRASIL. Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010. Altera a Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9o do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp135.htm. Acesso em: 16 ago. 2019.
Candidatos das eleições de 1989. Tribunal Regional Eleitoral – PE. Disponível em http://www.tre-pe.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-1899/candidatos-1989. Acesso em 19 ago. 2019.
CARRANO, Paulo. A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes. O social em questão, v. 27, p. 83-99, 2012.
Ciro Gomes. Ebiografia. Disponível em https://www.ebiografia.com/ciro_gomes/. Acesso em 24 out. 2019.
IPSOS. Crossing divides: um mundo dividido. Ipsos, 7 mai. 2019. Disponível em: https://www.ipsos.com/pt-br/crossing-divides-um-mundo-dividido. Acesso em: 17 ago. 2019.
G1. Datafolha: quantos eleitores de cada candidato usam redes sociais, leem e compartilham notícias sobre política. G1, 3 out. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-emnumeros/noticia/2018/10/03/datafolha-quantos-eleitores-de-cada-candidato-usamredes-sociais-leem-e-compartilham-noticias-sobre-politica.ghtml. Acesso em: 25 out. 2019.
PROPMARK. E agora, Geraldo? Análises sobre a estratégia de marketing de Alckmin. PROPMARK, 2 out. 2018. Disponível em: https://propmark.com.br/especialmarketing-politico-2018/e-agora-geraldo-analises-sobre-a-estrategia-de-marketingde-alckmin/. Acesso em: 24 out. 2019.
Toda Política. Eleições 2018. Disponível em https://www.todapolitica.com/eleicoes2018/ciro-gomes/. Acesso em: 24 out. 2019.
EMERIN, Cárlida. As entrevistas na notícia de televisão. Florianópolis: Insular. 2012.
GloboPlay. Entrevistas com candidatos no Jornal Nacional. Disponível em: https://globoplay.globo.com. Acesso em: 15 de set. 2018.
FERNANDES, Carla M.; CHAGAS, Genira C. A dramaticidade na narrativa do impeachment de Dilma Rousseff (PT) no Jornal Nacional. Revista Cultura Midiática, Ano IX, n, 2016.
Ebiografia. Fernando Haddad. Disponível em: https://www.ebiografia.com/fernando_haddad/. Acesso em: 24 out. 2019.
FIRMO, E. Jornalismo e Política: Entrevista como Prática Paranóica. Net, Porto Alegre. 2004. Disponível em: http://reposcom. portcom. intercom. org. br/bitstream/1904/16940/1/R1670-1. PDF. Acesso em: 22 set. 2019.
FLORESTA, Cleide; BRASLAUSKAS, Lígia. Técnica de reportagem e entrevista: Roteiro para uma boa apuração. Saraiva. 2009.
InfoEscola. Fora Collor. Disponível em https://www.infoescola.com/historia-dobrasil/fora-collor/. Acesso em 16 ago. 2019.
LAGE, Nilson. A reportagem – Teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. São Paulo: Rumores. 2002.
ABRAP. Pesquisa Brasileira de Mídia – 2016. Disponível em: http://www.abap.com.br/pdfs/pesquisa_midia.pdf. Acesso em? 10 de outubro de 2019.
TRAMONTINA, Carlos. Entrevista. A arte e as histórias dos maiores entrevistadores da televisão brasileira. 2ª.ed. São Paulo: Globo, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Creative Commons (BY-NC-ND)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0