Contando História através de Estória: Processo estoricizante e o storytelling como forma alternativa de transmissão de fatos históricos

Autores/as

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p280-297

Palabras clave:

Storytelling, Historiografia, Narrativa, Comunicação alternativa, Ficção histórica

Resumen

O presente artigo deseja refletir acerca da condição da ficção histórica como forma alternativa de contar a História através de ficção, ou seja, de estórias. A partir de um debate acerca da tradição do storytelling e de suas possíveis tensões com a historiografia, há aqui a construção de um conceito teórico de nossa autoria: o processo estoricizante. Assim, o artigo se propõe tanto a definir o conceito, demonstrar sua existência em uma tradição brasileira e internacional de transmissão de fatos históricos, seja no jornalismo seja na literatura, bem como destacar algumas produções, inclusive do próprio autor que desenvolve pós-doutorado sobre o tema.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Pós-doutorando do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e Doutor em Meios e Processos Audiovisuais, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Referencias

Publicado

2020-07-15

Cómo citar

VENANCIO, Rafael Duarte Oliveira. Contando História através de Estória: Processo estoricizante e o storytelling como forma alternativa de transmissão de fatos históricos. Revista Alterjor, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 2, p. 280–297, 2020. DOI: 10.11606/issn.2176-1507.v22i2p280-297. Disponível em: https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/171040. Acesso em: 28 feb. 2026.