A UNIÃO DA GUCCI COM O CAMP: O ACIONAMENTO DO PASSADO PARA FALARMOS DO PRESENTE

Autores

  • Tamiris Abib Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p577-590

Palavras-chave:

consumo, moda, comunicação, camp, luxo

Resumo

O campo da moda, parte visível de uma cultura e identidade do indivíduo, produz e divulga valores próprios de seu tempo e de seus consumidores. Ao consumir, pensamos, escolhemos e reelaboramos nosso sentido social. Neste artigo, analisaremos a comunicação da marca Gucci e como sua união com o camp, baseadas em memórias do passado, tornam-se condizentes com os valores atuais de uma sociedade, por meio de rituais de posse: nos quais o consumidor transfere significados dos bens para suas vidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: a crítica social do julgamento. 2ª edição. Porto Alegre, Editora Zouk, 2011.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora da

UFRJ, 2010.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual, 2ª edição, Martins Fontes, São Paulo, 2003.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD Baron. O Mundo dos Bens – Para uma antropologia do Consumo. Rio de Janeiro. Editora UFRJ, 2013.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14ª edição. Papirus Editora, Campinas, 2010.

LIPOVESTKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. 6ª reimpressão. Companhia das Letras. São Paulo, 2017.

LOPES, Denilson. Terceiro Manifesto Camp.

MAURIÉS, Patrick. Notas sobre o camp: Segundo manifesto camp. 1979.

MCCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo: Novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro, Mauad, 2ª Edição, 2010.

SONTAG, Susan. Notas sobre camp. 1964. Penguin Modern, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

A UNIÃO DA GUCCI COM O CAMP: O ACIONAMENTO DO PASSADO PARA FALARMOS DO PRESENTE. (2023). Revista Alterjor, 28(2), 577-590. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p577-590