Da mente integrada à nova consciência digital: o San Francisco Oracle como modelo para um jornalismo expandido – pela construção de uma possível resposta aos impasses das novas tecnologias e do jornalismo pós industrial

Autores

  • Silvio Ricardo Demétrio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p96-126

Palavras-chave:

San Francisco Oracle, Allen Cohen, New Journalism, Jornalismo alternativo, Jornalismo pós-industrial, Contracultura

Resumo

O presente artigo situa o jornal San Francisco Oracle editado por Allen Cohen durante o "Verão do Amor"  em San Francisco no contexto da contracultura e compara seus elementos estéticos e formais com os impasses provocados pelas novas tecnologias da comunicação. O San Francisco Oracle é tratado como modelo para estratégias de resistência face ao empobrecimento estético e de conteúdo decorrente dos templates e do engessamento da atividade do jornalista pelos constrangimentos do mercado. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvio Ricardo Demétrio, Universidade Estadual de Londrina
    Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Epistemologia da Pesquisa Em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, cinema, visualidade, jornalismo, jornalismo cultural, jornalismo opinativo, jornalismo literário e contracultura.

Referências

ANDERSON, C. W. , BELL, Emily e SHIRKY, Clay. Jornalismo Pós-Industrial – adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, v. 2, n. 5, p. 30- 89, 2013.

BABBS, Ken. Cronies: A burlesque: adventures with Ken Kesey, Neal Cassady, the Merry Pranksters and the Grateful Dead. Eugene Oregon: Tsunami Press, 2022.

BEY, Hakin. TAZ: Zona Autônoma Temporária, Anarquia Ontológica, Terrorismo Poético. São Paulo, Conrad, 2011.

BIERUT, Michael (org.) et al. Textos Clássicos do Design Gráfico. São Paulo, Martins Fontes, 2019.

BODROGHKOZY, Aniko. Groove Tube – Sixties Television and the Youth Bebellion. Durhan and London, Duke University Press, 2001.

BROMELL, Nick. Tomorrow never knows: rock and psychedelics in the 1960s. Chicago: University of Chicago Press, 2000.

CHAPMAN, Rob. Psychedelia – And Other Colours. Londres, Bloomsbury, 2017.

COHEN, Allen (Ed.). The San Francisco Oracle: A Complete Digital Recreation of the Legendary Psychedelic Underground Newspaper Originally Published in the Haight Ashbury During the Summer of Love. Berkeley: Regent Press, 1991.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1 – A Imagem Movimento. São Paulo, Editora 34, 2018.

DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum sobre as Sociedades de Controle. In O Anti-Édipo. São Paulo, Editora 34, 2011.

DURR, Robert A. Poetic vision and the psychedelic experience. New York, Siracuse Press, 1970.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis, Editora Vozes, 1975.

GITLIN, Todd. The Sixties – Years of Hope, Days of Rage. New York, Bantan Books, 1987.

GLASS, Loren. Rebel publisher: Grove Press and the revolution of the world. New York, Seven Stories Press, 2018.

GOLDSTEIN, Richard. Another Little Piece Of My Heart – My life of rock and Revolution in the 60’s. New York, Bloomsbury, 2016.

GOLDSTEIN, Richard. Recounting the counterculture. New York: Columbia University Press, 1993.

GOFFMAN, Ken e JOY, Dan. Contracultura Através dos Tempos. Rio de Janeiro, Ediouro, 2007.

HAJDU, David. Positively 4th Street – The lives and times of Bob Dylan, Joan Baez, Mimi Baez & Richard Fariña. New York, Bloomsbury, 2002.

HALL, S.; JEFFERSON, T. (Ed.). Resistance through rituals: youth subcultures in post-war Britain. London: Hutchinson, 1976.

HART, Carl. Drogas para adultos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2021.

HEBDIGE, Dick. Subculture: The Meaning of Style. London: Routledge, 1979.

HUXLEY, Aldous. Moksha: Os escritos clássicos de Aldous Huxley sobre psicodélicos e a experiência visionária (1931-1963). Tradução de Adriano Scandolara. São Paulo: Biblioteca Azul, 2022.

HUXLEY, Aldous. As Portas da Percepção e Céu e Inferno. São Paulo, Biblioteca Azul, 2015.

JOHNSON, Michael. The new journalism. Lawrence: University Press of Kansas, 1971.

KIM, Henry Hongmin (ed.). Graphic Design Discourse – evolving theories, ideologies and processes of visual communication. New York, Princeton Architectural Press, 2018.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LEARY, Timothy. A experiência psicodélica. São Paulo: Goya, 2022.

LUKE, David. Otherworlds: psychedelics and exceptional human experience. London, Muswell Hill Press, 2017.

MAFFI, Mario. La cultura underground: volume 1. Milano: Feltrinelli, 1973.

MAFFI, Mario. La cultura underground: volume 2. Milano: Feltrinelli, 1974.

MCCLANAHAN, Ed (Org.). Spit in the ocean: all about Kesey. Nova York: HarperCollins, 2005.

MARCUSE, Hebert. One-Dimensional Man: Studies in the Ideology of Advanced Industrial Society. Boston,Beacon Press, 1964.

MARKOFF, John. What The Doormouse Said – How the sixties counterculture shaped the personal computer industry. New York, Penguin Books, 2006.

MASTERS, Robert; HOUSTON, Jean. The varieties of psychedelic experience: the classic guide to the effects of LSD on the human psyche. Rochester: Park Street Press, 2000.

MATTESSICH, Stefan. Lines of flight: discursive time and countercultural desire in the work of Thomas Pynchon. Durham: Duke University Press, 2002.

MUNGO, Ray. Famous long ago: my life and hard times with Liberation News Service. Boston: Beacon Press, 1970.

NUTTALL, Jeff. Las culturas de posguerra. Buenos Aires: Ediciones La Flor, 1980.

OTTO, Steve. Can You Pass the Acid Test?: A history of the drug and sex counterculture and its Censorship in the 20th Century. Baltimore, Publishamerica, 2007.

PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. [4. ed.]. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.

PETTEGREE, Andrew. The invention of news: how the world came to know about itself. New Haven: Yale University Press, 2014.

RINGOOT, Roselyne; UTARD, Jean-Michel (org.). Le journalisme en invention. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2005.

ROSZAK, Theodore. The Making of a Counter Culture – Reflections on the technocratic society and its youthful opposition. New York, Anchor Books, 1969.

RÜDIGER, Francisco. Origens do Pensamento Acadêmico em Jornalismo – Alemanha, União Soviética e Japão. Florianópolis, Insular, 2017.

SAYRES, Sohnya; STEPHANSON, Anders; ARONOWITZ, Stanley; JAMESON, Fredric (org.). The 60s without apology. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984.

STEPHENS, J. Anti-Disciplinary Protest: Sixties Radicalism and Postmodernism. Cambridge University Press, 1998.

WOLFE, Tom. O teste do ácido do refresco elétrico. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. New York: Dutton, 1970

WHITELEY, Sheila e SKLOWER, Dedediah (ed). Countercultures and Popular Music. Surrey England e Burlington USA, Achgate Publishing, 2014.

Downloads

Publicado

2025-08-31

Como Citar

Demétrio, S. R. (2025). Da mente integrada à nova consciência digital: o San Francisco Oracle como modelo para um jornalismo expandido – pela construção de uma possível resposta aos impasses das novas tecnologias e do jornalismo pós industrial. Revista Alterjor, 32(2), 96-126. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p96-126