A figura do ex-atleta como comentarista esportivo: um olhar de Rubens Pozzi, chefe de redação dos canais ESPN/Disney
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p145-154Palavras-chave:
Comentário Esportivo, Ex-atletas, Jornalismo Esportivo, Jornalismo Opinativo, Rubens PozziResumo
A figura do ex-atleta como comentarista esportivo é algo que tem gerado muito debate no Brasil, não apenas entre os profissionais do meio, mas também entre os espectadores que acompanham o número cada vez mais crescente de opções de transmissões esportivas nos mais diversos canais, seja na TV ou na internet. A entrevista com Rubens Pozzi, jornalista e chefe de redação dos canais ESPN/Disney, pode nos ajudar a refletir um pouco melhor sobre esse tipo de profissional que está cada vez mais comum na mídia nacional.
Downloads
Referências
GASTALDO, Édison Luis. Narrando o Fracasso: a locução esportiva na decisão da Copa do Mundo de 1998. Intercom, 2001.
HERBERT NETO, Helcio. Jogo de Palavras: uma história comparada do comentário esportivo a partir de Resenha Esportiva da Rádio Nacional, na década de 1940, e de Grande Resenha Facit nos anos 1960. Doutorado (História Comparada), Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
VENDITE, Caroline Colucio; VENDITE, Laércio Luis; PALOMBO, Alan Pascoal. A mídia e os recursos aplicados às transmissões do futebol. In: MARQUES, José Carlos (org.). Comunicação e esporte: diálogos possíveis. São Paulo: Artcolor, 2007 (Coleção
NP INTERCOM).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Priante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
