Imprensa Alterantiva: discutindo o conceito

Autores

  • Pedro Lucas Oliveira dos Santos

Palavras-chave:

Imprensa alternativa, Jornalismo, Contra-hegemonia, Monopólio da Mídia

Resumo

Este artigo visa discutir as diferentes concepções para a ideia de alternativo nas comunicações e propor um conceito à luz das reflexões de alguns teóricos. Tomando como pressuposto que a expressão “imprensa alternativa” pode ser usada para identificar experiências de diversas épocas e contextos históricos, propõe-se um conceito geral moldável às contingências conjunturais específicas. Entre um variado leque de denominações possíveis para definir o objeto de estudo, optou-se por “imprensa alternativa” pois é a que mais facilmente pode identificar o fenômeno de que trataremos. Por fim, faz-se uma consideração sobre as características da imprensa alternativa do século XXI

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Biografia do Autor

  • Pedro Lucas Oliveira dos Santos
    Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2013-12-17

Como Citar

Santos, P. L. O. dos. (2013). Imprensa Alterantiva: discutindo o conceito. Revista Alterjor, 8(2), 81-100. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88298