Fazer-com a Prática como Pesquisa: tecendo experiências coletivas de produção de saberes nas artes da cena

Autores

  • Silvia Maria Geraldi Universidade de Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p52-69

Palavras-chave:

Artes presenciais, Conhecimento corporalizado, Experiência coletiva, Prática como pesquisa

Resumo

Este texto aborda a Prática como Pesquisa (PaR) nas artes da cena em diálogo com a experiência do Grupo Prática como Pesquisa: processos de produção da cena contemporânea, núcleo permanente de investigação criado oficialmente em 2014 no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para tanto, se detém sobre a relação entre prática e pesquisa na epistemologia da PaR, cotejando-a com modos de fazer/saber com os quais o grupo a tem interpelado ao longo desses dez anos de existência. Fazer-com a Prática como Pesquisa tem sido um convite para tecermos caminhos (im)possíveis em colaboração simpoiética, produzindo conhecimento corporalizado de forma coletiva e situada nas artes presenciais.

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Biografia do Autor

  • Silvia Maria Geraldi, Universidade de Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Silvia Geraldi é artista e pesquisadora da dança. Professora Associada no Departamento de Artes Corporais e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp. Certificada no Método Feldenkrais de educação somática pela Associação Feldenkrais do Brasil. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes 2002 para pesquisa e criação em dança. É uma das líderes-fundadoras do grupo Prática como Pesquisa: processos de produção da cena contemporânea / CNPq. Autora do livro Raízes da teatralidade na dança paulistana, duas criadoras: Célia Gouvêa e Sônia Mota (2015). 

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

Geraldi, S. M. (2024). Fazer-com a Prática como Pesquisa: tecendo experiências coletivas de produção de saberes nas artes da cena. Revista Aspas, 14(1), 52-69. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p52-69