Fazer-com a Prática como Pesquisa: tecendo experiências coletivas de produção de saberes nas artes da cena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p52-69Palavras-chave:
Artes presenciais, Conhecimento corporalizado, Experiência coletiva, Prática como pesquisaResumo
Este texto aborda a Prática como Pesquisa (PaR) nas artes da cena em diálogo com a experiência do Grupo Prática como Pesquisa: processos de produção da cena contemporânea, núcleo permanente de investigação criado oficialmente em 2014 no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para tanto, se detém sobre a relação entre prática e pesquisa na epistemologia da PaR, cotejando-a com modos de fazer/saber com os quais o grupo a tem interpelado ao longo desses dez anos de existência. Fazer-com a Prática como Pesquisa tem sido um convite para tecermos caminhos (im)possíveis em colaboração simpoiética, produzindo conhecimento corporalizado de forma coletiva e situada nas artes presenciais.
Downloads
Referências
BACON, Jane; MIDGELOW, Vida L. Processo de Articulações Criativas (PAC). In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 5., 2015, São Paulo. Resumos […]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 2015. p. 55-71.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Tradução: Isabel Pascoal. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.
CORNAGO, Óscar. ¿Hay alguna teoría que no implique una práctica? Relaciones entre conocimiento teórico y conocimiento práctico. In: Ensayos de teoria escénica sobre teatralidad, público y democracia. Madrid, Abada Editores, 2015. p. 99-130.
EDDY, M. Uma breve história das práticas somáticas e da dança: desenvolvimento histórico do campo da Educação Somática e suas relações com a dança. Repertório, [S. l.], v. 1, n. 31, p. 25-61, 2018. DOI: 10.9771/r.v1i31.28997. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/28997. Acesso em: 29 mar. 2024.
FELDENKRAIS, Moshe. Vida e movimento. Tradução: Celina Cavalcanti. São Paulo: Summus, 1988.
FERNANDES, Ciane. Somática como Pesquisa: Autonomias criativas em movimento como fonte de processos acadêmicos vivos. In: CUNHA, C. S.; PIZARRO, D.; VELLOZO, M. A. (Org.). Práticas Somáticas em Dança: Body-mind CenteringTM em criação, pesquisa e performance. Brasília: Editora IFB, 2019. p. 121-137.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GERALDI, Silvia Maria. A prática da pesquisa e a pesquisa na prática. In: CUNHA, C. S.; PIZARRO, D.; VELLOZO, M. A. (Org.). Práticas Somáticas em Dança: Body-mind CenteringTM em criação, pesquisa e performance. Brasília: Editora IFB, 2019. p. 139-147.
GINOT, Isabelle (Dir.). Penser les somatiques avec Feldenkrais. Politiques e esthétiques d’une pratique corporelle. Paris: Éditions L’Entretemps, 2014.
HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentescos no Chthuluceno. Tradução: Ana Luiza Braga. São Paulo: n-1 edições, 2023.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 5, p. 7–41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em: 29 mar. 2024.
HASEMAN, Brad. Manifesto pela Pesquisa Performativa. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 5., 2015, São Paulo. Resumos […]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 2015. p. 41-53.
I ENCONTRO Artes da Cena & Prática como Pesquisa: experiências e reflexões. Coordenação geral de Ana Terra, Marisa Lambert e Silvia Geraldi. São Paulo: Grupo Prática como Pesquisa/IA e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) - Unicamp, 2022. 1 vídeo (17 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nKhH7GAadww. Acesso em: 29 mar. 2024.
JOHNSON, Don. Corpo. Tradução: Adauri Bastos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
LORENZINI, María José Contreras. La práctica como investigación: nuevas metodologías para la academia latinoamericana. Revista Poiésis, v. 14, n. 21-22, p. 71-86, 2013. DOI: 10.22409/poiesis.1421-22.71-86. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/24869. Acesso em: 29 mar. 2024.
NELSON, Robin. Practice as Research in the Arts: Principles, Protocols, Pedagogies, Resistances. London: Palgrave Macmillan, 2013.
NELSON, Robin. Practice as Research in the Arts (and Beyond): Principles, Processes, Contexts, Achievements. 2. ed. London: Palgrave Macmillan, 2022. DOI: 10.1007/978-3-030-90542-2.
PIZARRO, Diego; FERNANDES, Ciane; SCIALOM, Melina. Somática e Prática como Pesquisa em Dança. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 200–223, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2022.v2.n2.55319. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55319. Acesso em: 4 mar. 2024.
RAMOS, Luiz Fernando. Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012.
SCIALOM, Melina; FERNANDES, Ciane. Prática artística como pesquisa no Brasil: Algumas reflexões iniciais. Revista de Ciências Humanas, [S. l.], v. 2, n. 22, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/14230. Acesso em: 6 mar. 2024.
STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, [S. l.], n. 69, p. 442-464, 2018. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i69p442-464. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/145663. Acesso em: 3 mar. 2024.
SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 509-540.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.